Marcopolo - história, destaques e curiosidades - parte III

 Em 1992 a Marcopolo apresentou na Expobus - Feira Industrial de Ônibus e no Salão do Automóvel, ambos em São Paulo, a geração V dos seus ônibus, que teve a produção em série iniciada em 1993, com os modelos rodoviários Paradiso e Viaggio.

Torino GV em evento religioso, para ver mais relíquias como essa, acesse o vídeo Especial Busologia >>

O urbano Torino GV foi uma das atrações da Expobus em 1994, a Marcopolo iniciou sua produção neste ano, foi o primeiro ônibus de uma encarroçadora brasileira a atender as exigências da norma R 36 da Comunidade Econômica Européia.
Totino GV, recorte de jornal gaúcho

Neste ano a Marcopolo produziu o primeiro 8x2 feito em terras brasileiras, o modelo Paradiso 1450 LD teve suas primeiras unidades comercializadas.

Paradiso GV 1800 DD, lançado em 1996

Em 1996 conquistou a ISO 9002, tornando-se a primeira indústria de carrocerias brasileira a ganhar reconhecimento internacional. Mais uma Expobus foi palco dos lançamentos da Marcopolo, entre eles o Paradiso 1800 DD ( concebido no ano anterior ), o primeiro desse segmento a ser fabricado no mercado nacional. O ônibus de dois andares só veio ser liberado no Brasil em 1997, fato curioso é que a Marcopolo já comercializava o modelo para a Argentina, para empresas que faziam viagens ligando o país ao território brasileiro; a ISO 9001 foi conquistada nesse ano.

Registro do ônibus 100.000 da Marcopolo - adquirido pela CVC Turismo

Em 1998 atingiu a marca de 100 mil ônibus produzidos em território brasileiro, fato inédito de uma empresa do segmento no Brasil. O ônibus de número 100 mil foi apresentado na Expobus desse ano, junto com os lançamento do Viale e do Andare, produziu também o VLP - veículo leve sobre pneus, especialmente para trafegar em via expressa, a pedido da prefeitura de São Paulo.

Viale da Borborema, a empresa foi uma das primeiras a adquirir o novo modelo da Marcopolo

Foi também apresentado o Viale de 15 metros com terceiro eixo direcional - sistema inédito no país. Neste ano foi lançado a nova logomarca da Marcopolo, 4.000 funcionários já trabalhavam na Marcopolo, sendo a maior empresa encarroçadora de ônibus da América Latina; 50 ônibus por dia saíam das fábricas Ana Rech e Planalto, ambas em Caxias do Sul. Outro destaque da Marcopolo nessa década era a produção de ônibus para famosos, como Roberto Carlos e Sula Miranda. 

Possuía fábricas em Portugal, Argentina, México , Colômbia e África do Sul.

Em 2001 foi lançado em mais uma Expobus os novos ônibus Paradiso 1800 DD e o Paradiso 1350 - o primeiro do mercado nacional com altura de 1,79 metros no salão superior; um outro lançamento da Marcopolo, o Paradiso Turis, com vários itens tecnológicos, como televisores embutidos em cristal líquido não teve sucesso em sua comercialização e não teve sua produção em série. 

Em 2010 uma das maiores negociações na história da Marcopolo, a Viação Garcia, do Paraná,  adquiriu de uma vez 100 ônibus encarroçados sobre chassi Volvo; mais ainda esse ano o Grupo JCA adquiriu 222 unidades de uma só vez, os modelos foram os Paradiso 1200, 1050 e 1550 LD. 

Em 2011 a Marcopolo foi escolhida para fornecer os ônibus das 12 seleções participantes  da Copa América, o modelo foi o 1800 DD. Na Transpúblico ( feira de transportes ) deste ano, foi apresentado o Viale BRT, o articulado com 21 metros de comprimento e o biarticulado com 28 metros, os modelos foram projetados para operar no sistema BRT do Rio de Janeiro. 

No setor urbano a Marcopolo assinou um dos maiores contratos de sua história até aquele momento, 502 ônibus foram encomendados para as empresas de transporte de Manaus, sendo 406 Torinos e 96 Viales articulados.



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