BRT em Maceió - o que muda com a implantação do sistema

 Os BRTs - Bus Rapid Transit ainda são uma solução viável para muitas cidades, com um impacto menor em relação à implantação de outros modos de transporte a exemplo do metrô. 

Em muitas capitais a substituição dos ônibus articulados ( que eram uma característica do sistema ) por ônibus menores pareceu ser o fim dos corredores implantados no boom da Copa do Mundo no Brasil; mas não é o caso, as empresas que ganharam licitação ou permissão para operar o sistema em suas cidades de atuação , como é o caso do Via Livre pernambucano, tem investido em veículos novos e confortáveis, mesmo aposentando os articulados adquiridos no início da operação. A Mobi - PE, como é chamada a filial da Mobibrasil em Pernambuco, acaba de adquirir 79 novos ônibus, muitos deles com 5 portas, o que possibilita a operação em linhas do Corredor Leste - Oeste, onde as paradas estão localizadas no centro da via, nas avenidas Joaquim Ribeiro, Caxangá e Conde da Boa Vista. 

BRT de Maceió

A capital de Alagoas tem um território  de 509,6 km², ou seja, o dobro do tamanho de Recife, porém com uma população menor que a capital de Pernambuco.

A cidade de Maceió é servida por quatro empresas de ônibus, que venceram a licitação em 2016 : Viação Cidade de Maceió, Empresa São Francisco, Auto Viação Veleiro e Real Alagoas de Viação, que operam juntas 112 linhas de ônibus divididas em quatro lotes.  

Serão 14 km de faixa exclusiva para o BRT, nas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Com isso , as faixas exclusivas que hoje atende a população, serão mudadas para o centro da via, permitindo a funcionalidade do corredor BRT.

Percurso do BRT Maceió 

Como vai funcionar o BRT de Maceió ?

Serão 9 linhas de BRT partindo dos quatro terminais de integração previstos para o novo modal, alimentados por 63 linhas de percurso bairro - integração; são previstas 23 estações de embarque/desembarque de passageiros.

A chegada do BRT em Maceió prevê além dos ônibus adquiridos para o sistema, uma renovação massiva da frota, com veículos com ar - condicionado em 80% dos ônibus até 2026 e o restante até 2034.

Qual empresa vai operar o BRT de Maceió ?

Ainda não foi definido como ficará a divisão das linhas do BRT entre as quatro empresas de ônibus que operam hoje na capital Maceió.

Comentários

Diário do Transporte

Blog Grande Recife notícias Mobilidade Pe

MOB Ceará

Busão de Natal

Ônibus & Transporte