Os BRTs - Bus Rapid Transit ainda são uma solução viável para muitas cidades, com um impacto menor em relação à implantação de outros modos de transporte a exemplo do metrô.
Em muitas capitais a substituição dos ônibus articulados ( que eram uma característica do sistema ) por ônibus menores pareceu ser o fim dos corredores implantados no boom da Copa do Mundo no Brasil; mas não é o caso, as empresas que ganharam licitação ou permissão para operar o sistema em suas cidades de atuação , como é o caso do Via Livre pernambucano, tem investido em veículos novos e confortáveis, mesmo aposentando os articulados adquiridos no início da operação. A Mobi - PE, como é chamada a filial da Mobibrasil em Pernambuco, acaba de adquirir 79 novos ônibus, muitos deles com 5 portas, o que possibilita a operação em linhas do Corredor Leste - Oeste, onde as paradas estão localizadas no centro da via, nas avenidas Joaquim Ribeiro, Caxangá e Conde da Boa Vista.
BRT de Maceió
A capital de Alagoas tem um território de 509,6 km², ou seja, o dobro do tamanho de Recife, porém com uma população menor que a capital de Pernambuco.
A cidade de Maceió é servida por quatro empresas de ônibus, que venceram a licitação em 2016 : Viação Cidade de Maceió, Empresa São Francisco, Auto Viação Veleiro e Real Alagoas de Viação, que operam juntas 112 linhas de ônibus divididas em quatro lotes.
Serão 14 km de faixa exclusiva para o BRT, nas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Com isso , as faixas exclusivas que hoje atende a população, serão mudadas para o centro da via, permitindo a funcionalidade do corredor BRT.
Percurso do BRT Maceió |
Como vai funcionar o BRT de Maceió ?
Serão 9 linhas de BRT partindo dos quatro terminais de integração previstos para o novo modal, alimentados por 63 linhas de percurso bairro - integração; são previstas 23 estações de embarque/desembarque de passageiros.
A chegada do BRT em Maceió prevê além dos ônibus adquiridos para o sistema, uma renovação massiva da frota, com veículos com ar - condicionado em 80% dos ônibus até 2026 e o restante até 2034.
Qual empresa vai operar o BRT de Maceió ?
Ainda não foi definido como ficará a divisão das linhas do BRT entre as quatro empresas de ônibus que operam hoje na capital Maceió.
Comentários