Fatos do ônibus - o que aconteceu entre os anos 2000 e 2009 no transporte da Grande Recife

Para os busólogos mais jovens, que não vivenciaram o fim da CTU e da EMTU Recife, o período compreendido entre os anos 2000 e fim dessa década é visto como um fosso na web, onde é difícil encontrar informações da época em questão. 

Os fotologs saíram da web e as imagens de ônibus da época são encontradas quando algum busólogo mais conservador posta uma de suas relíquias no site Ônibus Brasil, nascido em 2009 e que até hoje é referência em acervo de fotos de busólogos de todo o Brasil.

Os jornais daqui do Recife não estão digitalizados neste período do início dos anos 2000 . Com isso o Blog Mobilidade foi atrás de documentos oficiais, e sites do governo para apanhar alguns fatos relevantes que ocorreram nesse período. Na cronologia abaixo estão alguns acontecimentos que mudaram o transporte público da RMR nessa época. 

2000 - Concretizada a venda da CTU para a Transportadora Santinense de São Paulo, a ex - estatal passou a se chamar CTUR. A empresa paulista assumiu as 30 linhas, operada por 147 ônibus a diesel e 49 trólebus.

2001 - A EMTU inicia os testes com cofres e câmeras instalados nos ônibus, a primeira empresa a receber a instalação das câmeras de segurança foi a Rodoviária Caxangá.

A Itamaracá Transportes recebeu os primeiros 10 ônibus articulados ( de um total de 30 adquiridos ) para operar no SEI, nas linhas PE 15 / Joana Bezerra e PE 15 / Afogados; antes da aquisição o sistema só contava com 8 articulados da Borborema, na linha PE 15 / Boa Viagem.

2002 - Criação da linha Circular do Carnaval, entre o Recife e Olinda, operada pela Tamará.

 As empresas Transcosta, Viação Mirim e Transmetro, passaram a operar linhas em Camaragibe.

2003 

* Três novas linhas em operação : Camaragibe / CDU ( seis veículos ), Caixa Dágua / Afogados ( seis veículos ) e Afogados / Aeroporto ( cinco veículos ). 

Começou a funcionar o SET ( Sistema Especial de Transporte ) , facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas. O sistema iniciou com 10 ônibus em nove linhas, veja quais :

* Circular ( Conde da Boa Vista )

* Avenida Norte / Macaxeira ( Encruzilhada )

* Camaragibe / Derby 

* Camaragibe / CDU

* PE 15 / Joana Bezerra

* Rio Doce ( Princesa Isabel )

* Rio Doce / Derby

* Cabo ( Centro )

* Cavaleiro

Os passageiros começaram a ter acesso ao ônibus pela porta dianteira nos 68 novos ônibus ( 24 da Caxangá , 30 da Metropolitana e 14 da CRT ) que entraram em operação no Grande Recife com a catraca instalada na parte da frente, 22 ônibus pertencentes a Borborema já haviam sido modificados com a mudança da catraca em 10 linhas operadas pela empresa.

*  Entrada em operação da linha Pau Amarelo ( Conde da Boa Vista - via Derby ), com 12 veículos da Cidade Alta, metade deles com ar condicionado. Um mês antes foram criadas as linhas Piedade / Derby e Rio Doce / Derby.

* Inauguração do novo terminal de Abreu e Lima, reformado e integrado ao SEI.

* As linhas Beberibe / Boa Viagem, Dois Unidos / Boa Viagem e Vasco da Gama / Boa Viagem tiveram o seu itinerário reduzido até o bairro de Afogados, mudando a nomenclatura das três e a redução da passagem do anel C para A; as linhas vinham apresentando pouca demanda até o bairro de Boa Viagem. 

* A linha Cavaleiro / Afogados recebeu a troca dos seus 7 miniôbus por cinco convencionais com ar condicionado.

* terminal da linha Dois Irmãos ( Rui Barbosa ) saiu do padre Cícero, próximo a  Ponte da Caxangá para a Rua Acadêmico Hélio Ramos, junto do terminal das linhas CDU/ Boa Viagem. A linha Torre saiu das proximidades do GOE para a recém inaugurada radial 5 ( atual paralela da Caxangá ). A linha TIP ( Circular ) / BR 408 teve seu itinerário expandido até o Curado V.

* O Sistema Complementar  de Transporte começou a ser regulamentado em Camaragibe, com a entrada de 90 kombis regulamentadas pelo município. 

* Um mês depois foi a vez de Olinda começar o ordenamento do transporte alternativo, três pontos de bloqueio foram criados, onde os passageiros das kombis e vans podiam embarcar de graça nos ônibus das linhas municipais.

 2004 - a EMTU reduz em 50% o preço das passagens aos domingos em toda a Região Metropolitana do Recife, no horário das 5 às 24 horas para tarifas pagas em dinheiro.

Criação da linha Porto de Galinhas ( complementar ), com três microônibus fazendo o percurso por Boa Viagem, no roteiro de hotéis no bairro e com atendimento a praia de Muro Alto.

2005 - as linhas de ônibus que ligam o Recife a Porto de Galinhas tiveram renovação da frota, com aquisição de 10 ônibus alongados, o que significou a renovação total dos ônibus da linha, com poltronas reclináveis, piso emborrachado e espaço para bagagens na área interna e externa, pertencentes a Auto Viação Cruzeiro. Esse acontecimento representou também a entrada de Ipojuca no sistema de transporte da EMTU Recife. 

Ônibus da Auto Viação Cruzeiro

- Binário da Rua Barão de Souza Leão altera itinerário de 14 linhas de ônibus que trafegavam pela área. 

- Inauguração do Terminal Integrado da Estação Recife

- Sistema complementar passa a aceitar cartões

- paradas de ônibus do Shopping Recife passaram por reforma; os 140 ônibus de diversas linhas que atendiam ao centro de compras passaram a embarcar e desembarcar os usuários em 3 paradas seletivas, além disso os ônibus passaram a trafegar em faixa exclusiva no entorno do shopping. O acesso entre o shopping e as paradas ganhou cobertura.

Cidade Alta e Transcol em 2007

2006

ônibus da Tamará na linha Circular ( especial )

 
A linha 219 Curado / TIP ( Sancho ) ganhou 4,5 km de extensão em seu itinerário, passando a atender as avenidas Liberdade, José Rufino e a rua Padre Ibiapina, beneficiando centenas de estudantes dos colégios localizados nos bairros do Sancho e Tejipió.

 2007

Criação do Consórcio de transportes da Região Metropolitana do Recife ( CTM ), substituindo a EMTU na gestão do sistema.

2008

* Desmembramento da linha 466 Vera Cruz ( Integração ), que fazia atendimento a Chã de Cruz,  criando a linha 467 Chã de Cruz ( Integração ).
 
* A Rodoviária Metropolitana foi a primeira empresa do sistema a utilizar biocombustível ao invés do diesel em sua frota, neste ano os 195 coletivos dela e mais os 131 da coligada CRT faziam uso do B2, fornecido nos postos de Pernambuco pela Petrobrás.
 
* Ampliação da Integração Camaragibe, com aumento de linhas de 15 para 20 e construção de coberta ligando o TI a estação de metrô.

2009

- anúncio da construção de mais 12 terminais integrados ao SEI, duplicando o número existente, que contava com 11 terminais na epóca

- inauguração do TI Pelópidas Silveira

- reativação da linha 949 Caetés / Cidade Tabajara ( Paratibe ), alterando sua denominação para Caetés / Centro de Paulista ( Paratibe )

- desmembramento da linha 988 Desterro / Paulista, criando a linha 984 Loteamento Bonfim / Paulista, integrantes no TI Pelópidas.

- toyoteiros deixam de ter acesso ao Recife e passam fazer terminal de suas linhas vindas do interior em Tiúma, São Lourenço da Mata. 

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