Ponte Iputinga - Monteiro deve trazer novas linhas de ônibus ligando bairros próximos separados pelo Rio Capibaribe

 Monteiro e Poço da Panela na zona norte e Iputinga na zona oeste são bairros do Recife que se limitam entre si e tem o Rio Capibaribe como divisor desse território; até o momento não existem linhas de ônibus que façam a ligação entres essas zonas passando pelos bairros citados, situação que pode mudar com a inauguração da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão. 

A Transcol opera linhas entre a zona norte e oeste do Recife
  

Voltando no tempo 

Em meados dos anos 80, os deslocamentos por ônibus entre os subúrbios do Recife eram feitos em sua maioria a partir do centro da cidade; com a EMTU surgiram algumas linhas interbairros, nos anos 90, com o surgimento do SEI - Sistema Estrutural Integrado, um novo avanço foi feito, com a criação de terminais integrados fora do eixo central e permitindo maiores ligações entre bairros sem passar pelo Centro do Recife.

Nos últimos anos, o Grande Recife Consórcio de Transporte, que substituiu a EMTU na gestão das linhas, tem investido na integração temporal entre linhas e terminais, o que acabou quase que em sua totalidade a falta de ligações entre bairros do Recife por linhas de ônibus; porém ainda há algumas áreas em que bairros limítrofes não são atendidos por linhas de ônibus entre eles, é o caso dos bairros separados pelos Rio Capibaribe no trecho que divide as zonas oeste e norte do Recife. 

Vias conectadas com a Ponte Iputinga - Monteiro

 Três avenidas de médio e intenso tráfego de veículos terão conexão direta com a ponte Iputinga - Monteiro, em destaque no mapa acima, as avenidas 17 de Agosto, Maurício de Nassau ( paralela da Caxangá ) e a Avenida Caxangá. Hoje a ligação entre a Avenida 17 de Agosto por exemplo, com as outras citadas só é possível pela BR 101 e pelo viaduto Torre/Parnamirim. 

Transporte

Já a ligação por ônibus entre os bairros no entorno de Casa Forte e a Iputinga, e outros que tem a Avenida Caxangá como principal saída , se dá por transbordo entre terminais integrados ou pela integração temporal. 

No bairro da Iputinga, onde está localizado a sede de um órgão de grande demanda da população, o DETRAN, e hospitais como o Barão de Lucena e Altino Ventura, existe a circulação da linha 2429 TI Getúlio Vargas / TI CDU, junção entre linhas extintas, entre elas a Barbalho ( DETRAN ). Na Avenida Caxangá trafega a linha 330 Casa Amarela / CDU, ligando a zona norte a zona oeste do Recife; e na Avenida 17 de Agosto, saída dos bairros Poço da Panela e Monteiro por exemplo, trafegam as linhas 520 Macaxeira / Parnamirim que faz integração com o TI Macaxeira e a 522 Dois Irmãos ( Rui Barbosa e Príncipe ), que liga o bairro da Várzea ao centro passando por Casa Forte. 

Com a inauguração da ponte Iputinga - Monteiro  novas linhas de ônibus devem surgir ou alterações de itinerário nas existentes, para atender esses novos deslocamentos possibilitados pela ponte sobre o Rio Capibaribe. Existe o projeto de outra ponte que dará prioridade ao transporte público, com faixa exclusiva, e etc. 

Quais linhas deveriam ser criadas para atender aos bairros conectados pela ponte, sugira nos comentários abaixo.


Comentários

Anônimo disse…
acho que deveria criar ti getúlio vargas/ ti macaxeira ou ti cdu/ti macaxeira
Anônimo disse…
Linha que passe no Monteiro/ 17 de agosto para integração viaduto caxangá e vice versa vindo da integração viaduto passando na 17 de agosto indo ou passando no shopping plaza
Anônimo disse…
Seria interessante a integração TI Getulio Vargas TI Macaxeira passando pela ponte nova.
Anônimo disse…
TI Getúlio Vargas TI Macaxeira passando pela ponte nova.

Diário do Transporte

Blog Grande Recife notícias Mobilidade Pe

MOB Ceará

Ônibus & Transporte

Busão de Natal