Ponte Iputinga - Monteiro deve trazer novas linhas de ônibus ligando bairros próximos separados pelo Rio Capibaribe

 Monteiro e Poço da Panela na zona norte e Iputinga na zona oeste são bairros do Recife que se limitam entre si e tem o Rio Capibaribe como divisor desse território; até o momento não existem linhas de ônibus que façam a ligação entres essas zonas passando pelos bairros citados, situação que pode mudar com a inauguração da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão. 

A Transcol opera linhas entre a zona norte e oeste do Recife
  

Voltando no tempo 

Em meados dos anos 80, os deslocamentos por ônibus entre os subúrbios do Recife eram feitos em sua maioria a partir do centro da cidade; com a EMTU surgiram algumas linhas interbairros, nos anos 90, com o surgimento do SEI - Sistema Estrutural Integrado, um novo avanço foi feito, com a criação de terminais integrados fora do eixo central e permitindo maiores ligações entre bairros sem passar pelo Centro do Recife.

Nos últimos anos, o Grande Recife Consórcio de Transporte, que substituiu a EMTU na gestão das linhas, tem investido na integração temporal entre linhas e terminais, o que acabou quase que em sua totalidade a falta de ligações entre bairros do Recife por linhas de ônibus; porém ainda há algumas áreas em que bairros limítrofes não são atendidos por linhas de ônibus entre eles, é o caso dos bairros separados pelos Rio Capibaribe no trecho que divide as zonas oeste e norte do Recife. 

Vias conectadas com a Ponte Iputinga - Monteiro

 Três avenidas de médio e intenso tráfego de veículos terão conexão direta com a ponte Iputinga - Monteiro, em destaque no mapa acima, as avenidas 17 de Agosto, Maurício de Nassau ( paralela da Caxangá ) e a Avenida Caxangá. Hoje a ligação entre a Avenida 17 de Agosto por exemplo, com as outras citadas só é possível pela BR 101 e pelo viaduto Torre/Parnamirim. 

Transporte

Já a ligação por ônibus entre os bairros no entorno de Casa Forte e a Iputinga, e outros que tem a Avenida Caxangá como principal saída , se dá por transbordo entre terminais integrados ou pela integração temporal. 

No bairro da Iputinga, onde está localizado a sede de um órgão de grande demanda da população, o DETRAN, e hospitais como o Barão de Lucena e Altino Ventura, existe a circulação da linha 2429 TI Getúlio Vargas / TI CDU, junção entre linhas extintas, entre elas a Barbalho ( DETRAN ). Na Avenida Caxangá trafega a linha 330 Casa Amarela / CDU, ligando a zona norte a zona oeste do Recife; e na Avenida 17 de Agosto, saída dos bairros Poço da Panela e Monteiro por exemplo, trafegam as linhas 520 Macaxeira / Parnamirim que faz integração com o TI Macaxeira e a 522 Dois Irmãos ( Rui Barbosa e Príncipe ), que liga o bairro da Várzea ao centro passando por Casa Forte. 

Com a inauguração da ponte Iputinga - Monteiro  novas linhas de ônibus devem surgir ou alterações de itinerário nas existentes, para atender esses novos deslocamentos possibilitados pela ponte sobre o Rio Capibaribe. Existe o projeto de outra ponte que dará prioridade ao transporte público, com faixa exclusiva, e etc. 

Quais linhas deveriam ser criadas para atender aos bairros conectados pela ponte, sugira nos comentários abaixo.


Comentários