Trilhos Urbanos - as maxabombas do ramal de Apipucos

As maxabombas substituíram os omnibus de Cláudio Dubeux, composto por carroças arrastadas por quatro cavalos ( chamados também diligências ) e as canoas. 

Placa da Estação Ponte D'Uchoa 

Fica o presidente de província autorizado a contratar com o Dr. Manuel Buarque de Macedo Lima, Claudio Dubeux, ou com quem melhor vantagens ofereça a colocação de carris de ferro denominados - trilhos urbanos - a partir de uma das ruas desta cidade até a povoação de Apipucos, concedendo para este fim um privilégio de 20 anos ao contratante. 

Recife, 18 de maio de 1861

A colocação dos trilhos para Apipucos contribuiria também para o desenvolvimento dos arrabaldes no trajeto e consequente ocupação aos arredores do trajeto, que compreendia as povoações de : saindo de Santo Antônio, passando pela Rua Formosa e desta até Manguinho, Ponte D' Uchoa, Santana, Casa Forte, Monteiro até o ponto final em Apipucos.

Será permitido  a empresa fazer conduzir os carros ou omnibus que empregar para o serviço dos trilhos ou por animaes ou machinas locomotivas a vapor, sendo estas construídas por tal forma que no exterior representem um carro e não deitem fumo, ou façam barulho que cause detrimento ao dano público, e a velocidade não exceda a oito mil braças por hora.

Art 5° da lei provincial n.518, de 1861

A estrutura da maxabomba era composta por uma locomotiva e três carros onde se transportava os passageiros e cargas. 

A linha foi dividida em 3 seções : do ponto inicial até a casa da viúva de Gibson, daí até Santana e de Santana até o ponto final em Apipucos, no oitão da igreja.

Em 1864 foi formada a Empreza dos trilhos urbanos do Recife á Apipucos movida á vapor, a cargo dos empresários Antônio Luiz dos Santos, Dr. José Bernardo Gomes Alcoforado e o barão do Livramento.

Em 1865 começaram os trabalhos de construção da estrada de ferro.

Em 1866 começou a construção da ponte sobre o Rio Capibaribe para passagem dos trilhos.

Em 5 de janeiro de 1867 foi inaugurado o primeiro trecho, partindo da Rua da União até o Caldereiro. Em março a linha se estendeu até a povoação de Monteiro, já funcionando para os passageiros.

As seções da linha ficaram fixadas em : Manguinho ( próximo a ponte ), entrada do Sítio da Jaqueira, arruado de Casa Forte e entrada do Poço, e as estações eram as seguintes neste ano : 

Recife

Rua da Aurora

Rua do Pires

Soledade

Caminho Novo

Manguinhos

São José

Torre

Ponte D'Uchoa

Jaqueira

Parnamirim

Santana

Casa Forte

Caldereiro

Monteiro

Porta D'agua

Apipucos

Com um tempo aproximado de 30 minutos entre a estação inicial e a final.

As maxabombas percorreram os subúrbios do Recife durante meio século, findando seus trabalhos nos anos 20.

ver anos 20, o fim

Depois Ano 1941\Edição 1010 (1)  Ramal de Caxangá , outra matéria

Comentários