Alguns lançamentos de chassis e carrocerias de ônibus no Brasil foram um fracasso, enquanto outras foram um sucesso de vendas e até hoje, mesmo após encerrada a produção, ainda vemos muitos modelos a serviço de empresas particulares e de turismo; vamos conhecer o B 10-M, ônibus lançado no Brasil em 1986, sete anos depois do lançamento na Suécia.
Um B 10-M articulado da São Judas Tadeu |
Anúncio do chassi Volvo B 10-M |
Duas mil pessoas acompanharam o lançamento do chassi no Brasil, evento ocorrido em Curitiba ( PR ), com participantes de todo o país, entre empresários dos diversos ramos relacionados, como empresas de ônibus, concessionários e mecânicos.
O B 10-M é um chassi da Volvo, considerado o ônibus mundial da fabricante na década de 80, o mais vendido no mundo ocidental na categoria para linhas rodoviárias e turismo; o novo chassi veio em substituição ao B 58-E, que continuou sendo fabricado mas a partir daí apenas para coletivos urbanos e especiais. Para o Brasil o novo modelo estava disponível nas configurações 4x2 ( dois eixos ) e 6x2 ( três eixos ).
Especificações do B 10-M
* suspensão totalmente a ar
* motor com intercooler de 310 cv
* embreagem de disco duplo
* quadro de chassi inteiramente soldado
Significado da sigla B 10-M
B - de Bus
10 - número aproximado de cilindradas do motor
M - de mid, posição do motor ( central )
O chassi B 10-M deixou de ser fabricado em 2003, ainda vemos muito ônibus rodando por aí em empresas de turismo e particulares.
ônibus montado sobre o chassi B 10-M |
O B 10-M, recorte Revista Transporte Moderno |
Pesquisa: jornais digitais : Diário de Pernambuco; Jornal do Brasil; O Poti, O Pioneiro
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