Com a inauguração de um novo hospital e um futuro empresarial, trecho da Agamenom entre o Paissandu e Ilha do Leite precisa de atenção quanto a mobilidade e transporte público na área

Os bairros da Ilha do Leite e Paissandu são delimitados pela Avenida Agamenom Magalhães, o trecho que passa no meio desses dois territórios é circundado de serviços de saúde de grande porte como os hospitais Português , Esperança, Memorial Star, Hospital da Unimed, Memorial São José, São Marcos e Albert Sabin; e uma rede de clínicas e serviços do Pólo Médico do Recife, e vem mais por aí, em  breve será inaugurado o Hospital Ariano Suassuna do grupo Hapvida. O hospital terá uma área construída maior do que o gigante Hospital Português, porém verticalizada, comportando internação, cirurgia e UTI, além de um parque de diagnósticos com serviços de última geração. 

Em horários de maior movimento os usuários se amontoam e disputam cada pedaço das estreitas calçadas nas paradas da Agamenom
 

Só esses exemplos já seriam muitos para demonstrar a movimentação diária neste trecho citado, mas não se limita a esses equipamentos, os empresariais existentes e mais um que está sendo construído pela Rio Ave próximo ao viaduto sobre o Rio Capibaribe mostram a importância da área na questão viária.

Vista de satélite do Pólo Médico da Ilha do Leite/Paissandu

Quem trabalha nas redondezas ou costuma passar no local já está acostumado aos congestionamentos que surgem desde a descida da ponte sobre o Rio Capibaribe, na frente do Hospital Português e ruas internas da Ilha do Leite. A maior parte do fluxo de pedestres e veículos que utilizam o Pólo médico e empresarial da Ilha do Leite e Paissandu converge para a Agamenom Magalhães, gerando uma movimentação intensa nessa área, a principal ligação entre o norte e sul do Recife.

Transporte

Num trecho de menos de 500 metros entre a descida do Ponte José Barros de Lima e o cruzamento com a Rua do Paissandu, são quatro paradas de ônibus, duas no canteiro central sentido Pina; e no sentido Derby, uma na via local e outra no canteiro central, atendendo a 40 linhas de ônibus em horário regular e em dias úteis.

Trecho de intenso fluxo de pedestres e usuários de linhas de transporte


As paradas superlotadas deixam os usuários "espremidos" e em alerta para não perder o ônibus, pois as linhas param em simultâneo e onde houver vaga para o embarque/desembarque. Além do que a estrutura dos pontos de ônibus não protegem nem de sol nem de chuva, deixando os usuários " sem abrigo ".

Aguardamos um novo plano viário para área em questão, com melhorias para o trânsito e principalmente para o pedestre e usuário do transporte público.

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