![]() |
Um ônibus executivo e seus itens de conforto |
Criado pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagens ( DNER ), o ônibus executivo surgiu em 1976, com o primeiro modelo fabricado pela Caio testado no mês de dezembro.
![]() |
Primeiro ônibus executivo interestadual testado pelo DNER |
Exigências para fabricação do ônibus executivo:
- lotação máxima de 32 passageiros;
- espaço mínimo de 90 cm entre as poltronas;
- ar condicionado;
- toalete;
- serviço de bar;
- comissária de bordo e poltronas reclináveis semi-leito.
O órgão pretendia com isso reduzir o uso do combustível no país, diminuindo a quantidade de carros particulares nas estradas, trazendo o conforto dos veículos para dentro de um ônibus. O modelo apresentado foi o Corcovado da Única Auto-ônibus.
A Penha já oferecia um serviço parecido em três linhas ,ligando Florianópolis a Curitiba, São Paulo e Rio de janeiro.
A Rio/Brasília pela Itapemirim e depois a Brasília/São Paulo da Real Expresso foram as primeiras linhas a ter o serviço de executivo.
Os ônibus executivos tinham como diferenciais o ar condicionado, música e banheiros, itens semelhantes aos encontrados no transporte aéreo na época.
![]() |
Ônibus executivos adquiridos pela Senhor do Bonfim |
1977 - Diversas empresas aderiram ao serviço executivo em suas linhas
Autoviária Senhor do Bonfim de Maceió foi uma das primeiras do Nordeste a lançar o serviço executivo em suas linhas; equipado com carroceria Ciferal, modelo Líder 77, além dos itens citados acima possuía poltronas reclináveis,frigobar, janelas de vidro fumê e rodomoças para atendimento aos passageiros. Os dois ônibus adquiridos foram colocados na linha Maceió/Recife, no mesmo ano inauguraram o serviço executivo na linha de Maceió para Belo Horizonte.
Outra linha de executivos partindo daqui foi a Recife/Natal operada pela Nápoles.
Fortaleza/Recife também passou a atender neste ano com executivos.
A Rio/São Paulo operada por três empresas: Cometa, Única e Expresso Brasileiro estreou neste ano.
Em Santa Catarina a Catarinense foi a primeira no estado a ter o serviço executivo em linhas interestaduais, ligando Florianópolis a Curitiba.
![]() |
Executivo da Viação Nordeste |
A Viação Nordeste passou a oferecer o serviço executivo na linha Natal/Fortaleza.
No sul a Pluma estreou no serviço com a linha Curitiba/Porto Alegre.
A Incabasa, indústria de carrocerias sediada na Bahia lançou o seu ônibus executivo, o primeiro do gênero fabricado na Bahia, porém com outras configurações : sala de reunião, copa com pia e 20 poltronas, destinado ao governo de Brasília.
Em 1979 o serviço de ônibus executivo sofreu uma paralisação, as empresas alegavam que a demanda não justificava o serviço, acarretando prejuízos; com isso muitas diminuíram a quantidade de linhas ou reduziram a quantidade de veículos.
Em 1980 a Rodoviária São Domingos no setor de turismo adquiriu novos ônibus modernos, plataforma O - 364, carroceria Nielson Diplomata com ar condicionado , serviço de bar e banheiro químico, poltronas em tecido, vidro fumê e luzes fluorescentes, serviço de som estéreo com microfone e poltrona para guia turístico.
Nos anos 90 o executivo voltou a tona e não deixou mais as estradas brasileiras, em breve a próxima parte, acompanhe no nosso Instagram 👇👇
Comentários