Sediada pela primeira vez no Brasil, a 30° COP - Conferência das Partes 2025 ocorrerá em novembro no estado do Pará, na capital Belém.
Belém tem uma área territorial de 1.059 km², o que equivale a quase 5 vezes o tamanho do Recife; a Região Metropolitana de Belém compreende oito municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Barbacena.
![]() |
BRT operando em Belém/PA, foto : busólogo Ônibus Brasil |
Com o advento da COP 30 muitas obras começaram a surgir na cidade, coisa comum em lugares que vão sediar grandes eventos; uma dessas grandes obras é o BRT Metropolitano, mesmo sendo pensado bem antes da realização do evento da ONU no Brasil, o estado corre agora para entregar o projeto em sua totalidade, que se arrasta há mais de uma década.
Como está o BRT de Belém ?
Com uma extensão de 20 km, o BRT municipal pretendia ligar Icoaraci ( distrito ao norte de Belém ) com a área central da capital, prevendo 23 estações. Belém chegou a ter estações tubo como em Curitiba, modificada depois devido as condições do clima que não favoreciam a utilização do equipamento pelos usuários.
![]() |
Atual estação Bosque |
![]() |
Estação Bosque instalada inicialmente no modelo tubo |
Em 2019 foi inaugurado o BRT de Belém, porém sem integração com as demais linhas urbanas da cidade. Em 2020 um sistema de integração foi criado, com linhas alimentadoras atendendo ao corredor de BRT e no terminais construídos.
![]() |
BRT e ônibus convencional integram em terminais e estações do modal em Belém |
Em 2021 mais linhas foram integradas ao sistema BRT em Belém, mas ainda não atendia toda a população que inicialmente seria contemplada. As obras para extensão do BRT até a região metropolitana através da BR 316 iniciaram em 2019 e se arrastam até hoje, esse trecho ligará Belém a Ananindeua e Marituba na Região Metropolitana; treze estações serão instaladas nos 10,8 km do percurso.
Situação atual das linhas de ônibus em Belém
![]() |
BRT saindo da Estação Mangueirão |
Belém possui quase 200 linhas de ônibus, operadas por uma frota de 1.100 veículos, sendo a maioria convencionais e destinadas ao centro, utilizando principalmente 3 avenidas : Augusto Montenegro, Almirante Barroso e BR 316. A licitação das linhas foi iniciada em 2022, dividia as linhas em 2 lotes, mas até hoje não foi concluída.
Atualmente 15 linhas integram com o BRT na capital do Pará, além das estações, três terminais permitem o transbordo entre linhas utilizando o Cartão Passe Fácil, são elas: Mangueirão, Maracacuera e São Brás; porém muitas linhas ainda faltam se integrar entre elas e com as opções de BRT existentes. A frota ainda é bem diversificada, no início do ano, 300 ônibus novos com ar condicionado foram adquiridos para operação nas linhas da cidade. Os ônibus de Belém ainda operam com cobradores, porém os novos já vieram com tecnologia embarcada para utilização apenas com cartão.
Com a COP 30 acontecendo este ano em Belém, novas tecnologias estão sendo testadas no transporte público da cidade, como o E-Bus da Eletra.
Belém também é atendida por cooperativa de transporte através de vans.
Mais informações sobre mobilidade e transporte ? Siga nossa página no Instagran
![]() |
Página do Blog no Instagram |
Comentários