Caetés - bairros da Região Metropolitana do Recife

 Caetés é uma grande área  na margem direita da BR 101 nos sentido Recife, os conjuntos habitacionais começaram a ser construídos quando Abreu e Lima era um distrito de Paulista.

Caetés inclui os bairros Jardim Caetés,Caetés I,II e III, ou seja, Caetés unicamente não é um bairro, assim como as pessoas chamam Curado, a área que abrange Curado I, II, III e IV, nesse caso o bairro do Curado é um território do Recife,meio complicado mas é assim mesmo, vamos aos fatos importantes sobre Caetés.

Em outubro de 1979 a Hadan Engenharia Industrial assinou contrato com a SEHAB - Secretaria de Habitação do estado , para construção de 2.128 lotes urbanizados no Parque Residencial Caetés

Em fevereiro de 1980 a Marquise Ltda assinou contrato para construção de 765 casa no lote 4 do Conjunto Residencial Caetés

Em abril de 1980 a Marpef Engenharia assinou contrato para construção de 573 unidades no Parque Residencial Caetés

Em janeiro de 1983 foram liberados para moradia , 9 quadras já prontas para serem habitadas.

Em setembro de 1983 , mais 563 casas foram entregues aos mutuários .

Em novembro de 1983 , funcionários da Hering e Tecanor , firmas localizadas no Distrito Industrial do Paulista , adquiriram 152 imóveis no Conjunto Caetés.

Em dezembro do mesmo ano , a Cohab - PE entregou mais 380 imóveis pertencentes ao conjunto.

Em 1984 , o Parque Residencial Caetés já possuía 5 mil casas e uma população de 30 mil habitantes.

Em maio de 1984 moradores do conjunto se reuniram em protesto contra a construção de um aterro sanitário próximo ao habitacional , o aterro receberia na época 2 toneladas de lixo por dia de 12 cidades da Região Metropolitana.

Em novembro de 1984 a Oliveira mantinha 5 ônibus fazendo atendimento ao bairro de Caetés I com integração na Macaxeira. O número de coletivos era insuficiente à demanda . 

Em 1985 existiam 5.555 habitações em todo o Conjunto , sendo 3.427 em Caetés I ( o maior ) , 842 em Caetés II e 1.286 em Caetés III. 

Em 1986 o Conjunto já pertencia ao município de Abreu e Lima , e Caetés I tinha 15.000 habitantes e possuía 114 ruas.

Em 1987 a linha Caetés III era servida pela Itamaracá. Moradores reclamaram da retirada de 5 ônibus da linha, atrasando o deslocamento da população até o centro do Recife.

Linha Caetés I indo para o centro do Recife, autoria no rodapé da foto

Nos anos 90 as linhas da área norte ainda seguiam direto para o Centro do Recife, lembro quando ia para o Centro, pelo Parque 13 de Maio aos domingos, via muita linha dessas áreas, como Abreu e Lima, Itamaracá, Itapissuma e as de Caetés.

Com a criação dos terminais integrados, muitas delas passaram a ser alimentadoras, a exemplo das linhas de Caetés.

Comentários