Jaboatão dos Guararapes tem uma das maiores áreas territoriais da Região Metropolitana do Recife, porém sua área urbana é bem pequena em relação ao território. Apenas 23,6 km² de Jaboatão é área urbana, os restantes 233,7 km² são considerados área rural.
O município de Jaboatão já vem há alguns anos expandindo sua malha urbana, principalmente com a construção e destinação de novas áreas para imóveis, tanto no setor popular, de remanejamento da população de área de riscos, como de imóveis no setor privado, dentre eles com incentivos dos programas Minha Casa Minha Vida e Morar Bem.
Crescimento populacional de Jaboatão teve um aumento na década de 80
Nas décadas de 70/80 a COHAB junto ao BNH ( Banco Nacional de Habitação ) foi responsável pela construção de diversos conjuntos habitacionais no Grande Recife.
Áreas dos conhecidos bairros dos Curados I,II,III e IV ganharam grandes conjuntos habitacionais, transformando totalmente o ambiente nesses lugares.
Vista aérea da Fazenda Suassuna, área de expansão de imóveis no município de Jaboatão |
Nos últimos anos vimos surgir construções de imóveis em lugares que tinham esse aspecto rural em Jaboatão, como os conjuntos do bairro de Dois Carneiros, Socorro, Bulhões e uma área chamada Fazenda Suassuna.
Porém mesmo com esses avanços urbanos, o município de Jaboatão ainda oferece um grande potencial de crescimento urbano, como no bairro da Muribeca e entorno.
A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está lançando um feirão de imóveis, propostas de áreas para construção e elaboração do seu novo Plano Diretor, que contempla a destinação de novas áreas da cidade para atender ao setor habitacional.
Comentários