O Conjunto Habitacional do Parque Capibaribe foi entregue com 2.500 casas entre duplex e casas embrião, para uma população total de 13.000 pessoas, o que representou um grande aumento na quantidade de habitantes de São Lourenço da Mata.
Concluído em 1982, só veio a ser habitado em 1984, devido a problemas de abastecimento de água da barragem Tapacurá e a construção da ponte-viaduto de acesso ao novo núcleo habitacional.
A ponte - viaduto sobre o Rio Capibaribe que dá acesso ao Parque Capibaribe começou a ser construída em 1982; a obra fazia parte da expansão urbana do município de São Lourenço, que ganhava os conjuntos habitacionais 1 e 2 no Parque Capibaribe; foi construída para atravessar de uma só vez o Rio Capibaribe, a linha férrea e a PE - 05.
Em setembro de 1984 foi inaugurada a linha T - 313 Parque Capibaribe/Caxangá, integrando com trólebus no terminal integrado da Caxangá.
Em outubro de 1984 o Parque Capibaribe ganhou mais dois ônibus na linha, totalizando quatro, devido ao aumento na população que passou de 700 para 2.400 pessoas naquele conjunto residencial, a linha Parque Capibaribe contava agora com 44 viagens, com intervalos de 20 minutos.
Somente em outubro de 1985 a ponte-viaduto dando acesso ao Parque Capibaribe foi inaugurada.
![]() |
Terminal do Parque Capibaribe |
Mobilidade e Transporte
O Parque Capibaribe é o maior bairro de São Lourenço da Mata em população, com um total de 15.343 habitantes. ( Veja ranking )
As linhas que atendem ao bairro fazem terminal na Rua 39 ( Raul Morais ), são elas :
2402 Parque Capibaribe/Caxangá
2410 Parque Capibaribe/TI TIP
2492 TI Camaragibe/Parque Capibaribe.
Pesquisa: Diário de Pernambuco
Comentários