Veja as primeiras cidades a se beneficiar com a iniciativa
Durante as reuniões da COP 30 o governo brasileiro anunciou a criação de um Fundo de Crédito para Ônibus Elétricos no Brasil. Com o intuito de reduzir emissões e descarbonizar o transporte urbano, 80 milhões de euros serão investidos até 2030 para acelerar a transição para um transporte público limpo e menos poluente.
O fundo prevê um aumento de 235% na frota de ônibus elétrico no país, hoje concentrada no estado de São Paulo. A articulação para o fundo inclui entidades como a Bloomberg Philantropies, BTG Pactual e o ITDP ( Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento ). As primeiras cidades a se beneficiar com o fundo são Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.
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| ônibus B9W - elétrico |
BYD deve fornecer a maior parte dos ônibus elétricos
Uma das exigências do fundo é que o financiamento só vale para ônibus fabricados no Brasil, com isso, a BYD, com três fábricas instaladas no país deve ser a grande fornecedora dos veículos. O modelo mais popular fabricado e comercializado pela empresa chinesa é o D9W, com várias unidades operando na cidade de São Paulo principalmente.
Características do D9W - chassi de piso baixo para carrocerias com até 13 metros de comprimento; suspensão pneumática dianteira e traseira; chassi tubular com estrutura feita de materiais de alta resistência e tração; as baterias de fosfato de ferro lítio são as mais seguras do mercado, com 10 anos de uso no Brasil sem nenhuma ocorrência de acidente.
Conheça outros modelos de ônibus elétricos que circulam no Brasil
E-bus da Eletra
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| ônibus Eletra |
eO-500U da Mercedes - Benz
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| Chassi eO-500U com carroceria Attivi Padron Low Entry da Marcopolo |
Chassi para ônibus de até 13,2 metros de comprimento; capacidade para 80 passageiros; 27 assentos
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| BZL elétrico com carroceria Marcopolo Attivi Padron |
BZL elétrico
Layout dos componentes desenvolvidos para permitir a fácil manutenção; localização das baterias de modo a permitir uma excelente distribuição da carga; veículo robusto com operação ágil e suave; ônibus com ruído interior muito baixo.
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| E-Volksbus, elétrico da Volkswagen ônibus |
e-Volksbus 22L
Capacidade de 22 toneladas; autonomia de 250 km; capacidade para 82 passageiros e montagem de carroceria de até 13,2 metros; piso baixo e suspensão pneumática integral.
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| BYD em Recife |
Ônibus elétrico em Recife
Aqui na capital pernambucana ainda não temos ônibus elétricos circulando regularmente, foram feitos testes com alguns veículos em anos diferentes; o último foi o microônibus da Ankay, que rodou em linhas turísticas e eventos no Recife e em Olinda. Em outro momento tivemos uma veículo da BYD sendo testado em linhas do Recife.
A estudo do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, em parceria com o BNDES prevê linhas de BRT operadas por ônibus elétricos em grandes corredores de capacidade, como a Avenida Norte, BR - 101 ( perimetral ) e Avenida Caxangá.
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