O Leste - Oeste de Goiânia, conheça a operação do segundo corredor de ônibus mais antigo do Brasil

 Os corredores de BRTs ainda são uma grande solução para o transporte público em cidades brasileiras; Goiânia, capital do estado de Goiás é um exemplo disso. Dois corredores compõem o sistema de BRT goiano, o Norte - Sul ( o mais recente implantado) e o Leste - Oeste ( o mais antigo mas que está em processo de eletrificação ).

Ônibus do BRT goiano

Em Goiânia está em implantação o conceito de metronização no transporte por ônibus, que consiste em paradas do veículo apenas nas estações de embarque/desembarque, com garantia de livre trânsito nos cruzamentos, semaforizados ou não, em uso em trechos dos corredores Leste - Oeste e Norte-Sul do BRT do sistema gerido pela Metrobus.

Histórico

O Corredor Leste - Oeste de Goiânia foi um dos primeiros sistemas exclusivos para ônibus no Brasil, ao lado de Curitiba, ainda na década de 70. Elaborado pelo conceituado arquiteto curitibano Jaime Lerner, o corredor exclusivo foi construído na Avenida Anhanguera ( Eixo Anhanguera ), hoje componente do BRT, sendo um dos primeiros a operar no Brasil.

Corredor Leste - Oeste( Eixo Anhanguera )

Hoje o BRT Leste - Oeste transporta 86 mil passageiros por dia, em 28 km de vias, atendendo 19 estações ao longo do percurso e 9 terminais de integração, que ligam Goiânia com cidades da Região Metropolitana : Goianira, Senador Canedo e Trindade.

Ônibus elétrico BRT Goiânia 

Modernização

Recentemente foi anunciado a aquisição de 21 unidades do chassi elétrico da Volvo para  operação nos corredores do BRT de Goiânia, sendo a primeira venda brasileira de veículos da marca sueca para sistemas de grande porte, como os BRTs; incluindo nessa compra ônibus biarticulados, os primeiros no mundo que estarão em operação regular de linhas de transporte.

Os usuários do Corredor Leste - Oeste ganharam em agosto desse ano, a reforma das 19 estações e aquisição de 6 ônibus elétricos articulados para o corredor e 21 padrão Euro IV para as linhas alimentadoras; A perspectiva é de um total de 130 ônibus novos, sendo 50 elétricos e 32 movidos a biometano. 

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