A busca pela qualidade no transporte e aquisição de ônibus menos poluentes é a pauta da vez em grandes cidades e capitais pelo Brasil.
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| Ônibus elétricos em Aracaju |
Aqui no Nordeste o assunto engatinha, algumas capitais buscam financiamento para aquisição de ônibus com alternativas ao diesel, mas por enquanto, poucas avançaram ou estão testando ônibus elétricos por exemplo, confira como estão as capitais nordestinas.
Salvador - a capital baiana tem ônibus elétrico da TEVX Higer sendo testado em linha comum e o eO-500U da Mercedes - Benz em linha do BRT. Salvador está bem perto de adquirir uma frota de 100 ônibus elétricos para as linhas da cidade.
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| Ônibus elétrico da Higer operando em Aracaju |
Aracaju- 15 ônibus da Higer operando em 14 linhas de 3 empresas, sendo a primeira capital do Nordeste com frota elétrica operando diretamente no transporte urbano.
São Luís - um ônibus elétrico da Higer está em testes em linha provisória da Região Metropolitana de São Luís.
Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina e Fortaleza testaram ônibus menos poluentes nos últimos anos, mas sem um grande efeito sobre a troca ou aquisição de frota movida a matrizes energéticas alternativas aos combustíveis fósseis.
Conheça os ônibus da TEVX Higer testado em Aracaju, Salvador e São Luís.
A Higer oferece quatro tipos de ônibus urbano 100% elétricos
Azure A9BR
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| A9BR em testes na capital Salvador |
Azure A12BR
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| A12BR testado em Feira de Santana/BA |
O Azure A12BR foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, com autonomia de 270 km e capacidade para 75 passageiros mais o motorista. O ônibus atinge 80 km/h, sua estrutura integral garante menor peso, maior segurança e durabilidade.
Azure A13BR
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| A13BR da Higer |
Capacidade para até 80 passageiros, baixo custo de manutenção e autonomia de 270 km.
Azure A18BR
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| Articulado da Higer |
O articulado da TEVX Higer, para linhas de alta capacidade, possui 18,7 metros de comprimento e autonomia de até 270 quilômetros. Equipado com 3 portas duplas, o veículo tem capacidade para 130 passageiros.
Centro do Recife teve ônibus elétrico no último ano, mas não passou de testes
O Centro do Recife passa por um processo de revitalização e busca de novos usos para locais que perderam seu potencial econômico e de serviços. Aqui temos o Porto Digital, hub de empresas de tecnologia, com centenas de startups instaladas em prédios espalhados pelo Recife antigo. Neste cenário, o uso de um ônibus de média capacidade para atender esse público traria um incremento no " ambiente tecnológico " que paira sobre as ruas do Recife antigo.
Um itinerário possível seria a ligação dessas áreas onde trabalham milhares de profissionais de TI com ruas e avenidas onde estão instalados equipamentos de alta demanda diária, como a Prefeitura da cidade no Cais do Apolo, a Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, além de faculdades e universidades em diversos pontos do Centro.
Um ônibus ecologicamente correto poderia ser utilizado nesses atendimentos, com oferta de passagens mais atrativas para quem utilizasse o veículo com frequência, garantindo assim a demanda e o custo de aquisição do transporte.






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