Segunda etapa da licitação das paradas de ônibus

 Estado vai licitar o segundo lote das paradas de ônibus do Grande Recife. 

Tipo de parada de ônibus da Kallas, com assento e painel publicitário 

O edital, publicado no último dia 31 de outubro, tem data para entrega e abertura dos envelopes entre 09 de e 15 de janeiro de 2026, e prevê o contrato por 20 anos, dos abrigos e totens indicativos de pontos de embarque e desembarque, com substituição gradual dos existentes e exploração publicitária. 

Serão mais 1.327 abrigos e 2.123 totens nesta nova etapa. A licitação prevê a padronização em seis tipos de pontos de embarque/desembarque, sendo quatro tipos de abrigos e dois tipos de totens.

Como serão as novas paradas e abrigos de ônibus 

Os abrigos dos tipos 1 ao 4 devem possuir proteção para chuva e ventos, enquanto os dos tipos 1 e 2 deverão ter assentos para cinco lugares, além de sistema de iluminação. Quanto à acessibilidade, os abrigos deverão ter espaço para cadeirantes e piso tátil.

As informações das linhas são outra exigência da licitação, com itinerário fixado nos pontos.

modelo de abrigo tipo 1 para os pontos de ônibus da Região Metropolitana do Recife 
Em alguns pontos apenas totens serão instalados, esse representa o modelo tipo 2

Como estão os abrigos de ônibus da Região Metropolitana do Recife ?

Desde a primeira instalação dos novos modelos de abrigos da Kallas Mídia, empresa que ganhou a licitação em 2022, e implantou o primeiro protótipo na Rua do Sol no Centro do Recife até os dias de hoje, muita paradas foram substituídas, algumas tiveram seu tipo modificado, passando do modelo mais robusto, com bancos para o passageiro, grandes painéis de publicidade para apenas totens identificando o ponto do ônibus.

Nova licitação deve substituir boa parte de abrigos antigos na RMR

Algumas paradas estão caindo aos pedaços 

Mas o fato é que muitas paradas ainda precisam de atenção e reparo, ou mesmo a substituição pelos novos modelos de equipamentos. Basta dar uma volta pelas grandes avenidas do Recife que veremos pontos de ônibus caindo aos pedaços ou lugares sem estrutura nenhuma para o usuário esperar o coletivo.

Na Avenida Caxangá, mudanças nos pontos causaram improviso

Siga-nos no Instagran, clique na imagem 


Comentários