Enquanto os antigos ônibus elétricos dependiam da fiação elétrica nos postes, os modernos veículos de hoje tem outras necessidades.
![]() |
| Ônibus elétrico da Caio |
A chegada dos ônibus elétricos ao sistema de ônibus urbano não tem volta, a aquisição e substituição dos ônibus diesel em todo Brasil começa a tomar força, e a pressão mundial por uma nova matriz energética deve impulsionar esse tipo de transporte nos próximos anos. Mas o que precisa para operação de uma frota de ônibus elétricos? Leia a matéria e fique por dentro.
Carregadores potentes nas garagens
![]() |
| Carregador de ônibus elétrico da Nansen |
Um dos principais itens para que uma linha de ônibus elétricos consiga operar é a garantia de carregamento das baterias embarcadas, esse carregamento deve ser feito nas garagens, que dependem da concessionária de serviços elétricos para instalação do sistema. Em Goiânia, no Centro-Oeste, o maior terminal de eletromobilidade brasileiro está sendo instalado; serão 23 carregadores com potência de 240 kw cada um, permitindo o carregamento de 46 ônibus elétricos simultaneamente, a Nansen, empresa que oferece soluções energéticas é a fornecedora de toda estrutura de carregamento. Além disso, um sistema de carregamento integrado ao veículo está sendo implantado, para garantir o deslocamento do ônibus em casos de emergência ou reforço da potência em picos de demanda. A Metrobus é uma das maiores compradoras de ônibus elétrico, que operam no BRT Nova Anhaguera, no sistema metropolitano de Goiânia.
Qualificação da mão de obra para manutenção
Um ônibus elétrico operando com sua capacidade regular e adequada manutenção tem um tempo de uso que chega a ser o dobro dos similares a diesel, perto de 20 anos. Há bastante diferença na manutenção de um ônibus elétrico, como afirma o site da Eletra, tradicional fornecedora de ônibus elétricos para São Paulo, um veículo desse tipo não tem embreagem, caixa de câmbio, velas, cilindros, virabrequim, carburador, pistões, sistemas de refrigeração, reservatório de óleo, filtros, escapamento, tanque de combustível, correias, polias e tudo mais que envolve a operação de um motor a diesel.
Quanto tempo dura a carga de um ônibus elétrico ?
Isso vai depender muito do tamanho e capacidade da bateria instalada, qualidade e topografia da via onde a linha irá trafegar, condições climáticas, variações de velocidade e número de passageiros, este último relacionado também ao uso do ar condicionado, como afirma um estudo do IDTP - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento o que mostra que nem toda linha de ônibus urbana vai ter ônibus elétrico circulando, pelo menos nessa primeira etapa de adequação e testes de veículos. Os ônibus elétricos da cidade de São Paulo, que possui a maior frota de ônibus elétricos no Brasil em circulação, possuem autonomia de 250 km, o que equivale a operação de linhas relativamente curtas ou com pouca frequência, e que devem ser carregadas nas garagens a noite, uma vez que o custo de um carregador em cada final de linha seria inviável.
Quatro horas na tomada é suficiente para o carregamento de um ônibus elétrico, como relata os operadores na cidade de São Paulo, que tem em suas frotas elétricos da Marcopolo, Caio, Eletra e BYD por exemplo.
Veja as maiores linhas de ônibus do Recife
Linhas ideais para operação com ônibus elétricos
Como visto nesta matéria, para que um ônibus elétrico seja um gasto positivo do lado financeiro para as empresas, a utilização do ônibus deve ser a mais adequada possível, por isso, as linhas que operam em corredores exclusivos ou com menor impacto na direção do veículo como poucas alterações de velocidade e acelerações e desacelerações constantes são as que serão pioneiras no recebimento deste tipo de frota.
Aqui no Blog Mobilidade & Transporte fizemos uma simulação de quais linhas deveriam ganhar os 100 ônibus elétricos previstos para Pernambuco, no entanto, partindo destes pressupostos, podemos descartar muitas desta listagem, confira a matéria acessando o link no final desta leitura.
Valor do veículo
Outro entrave na aquisição de ônibus elétricos é o valor, que chega a custar de 3 a 5 vezes o preço de um ônibus diesel. O preço de um ônibus elétrico pode chegar a 2,5 milhões de reais, o que faz com que empresas dependam de financiamentos, e o BNDES tem sido o grande parceiro nessa negociação.
Leia mais
Para onde irão os ônibus elétricos em Pernambuco
Acompanhe a publicação das matérias nas redes sociais do Blog Mobilidade & Transporte no Instagran e Facebook


Comentários