O termo " metronização " tem ganhado força desde a implantação das melhorias ocorridas no sistema de Goiânia e divulgadas em todo o Brasil em eventos de mobilidade
A metronização do corredor de BRT de Goiânia já foi tratada por aqui no Seminário Zurb, promovido pela Urbana-PE e que trouxe convidados da área de transporte público para debater o setor no Recife. Na última semana tivemos a maior feira de transporte público do Brasil, a LAT.BUS, ocorrida em São Paulo e que mais uma vez teve destaque a fala do prefeito de Goiânia sobre a metronização que tem dado certo na capital de Goiás.
![]() |
| Foto do Corredor Leste-Oeste |
O que é a metronização?
A prioridade e planejamento nos cruzamentos por onde o BRT trafega, permitindo menor tempo de trânsito no trajeto da linha e consequentemente maior efetividade do sistema.
Por aqui foi anunciado a implantação da proposta que vem dando certo em Goiânia, inicialmente será no Corredor Norte-Sul, itinerário das linhas do Conorte. Posteriormente o Leste-Oeste também será beneficiado com o " pacote " de ações para possibilitar a sincronização dos ônibus do corredor BRT com as travessias nos semáforos da Avenida Caxangá por exemplo.
A metronização vai resolver parte do problema do Leste-Oeste
Mesmo com a implantação futura dessas ações nos corredores de BRT daqui da Região Metropolitana do Recife, muita coisa ainda precisa ser feita. Elencamos numa matéria aqui no blog, que você pode rever no final desta leitura, mas confira os principais pontos:
Avenida Belmino Correia em Camaragibe - logo no início do Corredor Leste-Oeste o ônibus já entra em tráfego comum, dividindo espaço com outros tipos de veículos.
![]() |
| Essa é a saída do TI CDU, em momentos de trânsito intenso na área, onde o transporte público deveria fazer a diferença |
Saída do TI CDU - a colocação urgente de semáforos no entorno do TI CDU é extremamente necessária, mesmo cumprindo os horários de saída do terminal, os ônibus que irão trafegar pelo Corredor Leste-Oeste já encontra dificuldade na primeira rua de acesso ao corredor da Caxangá, com disputa de espaço com veículos, motos, bicicletas e até pedestres que atravessam em meio a essa guerra para ter acesso a escolas particulares nesse ponto. Quando saem desse trecho, ainda esperam um bom tempo para " cruzar " um lado da Caxangá para iniciar viagem pelo que deveria ser corredor prioritário dos ônibus, mas não é devido a falta de fiscalização, já que carros e motos invadem o espaço do BRT até a Benfica, local de outro gargalo.
Praça do Internacional - da Estação Areinha na saída de Camaragibe até a Estação Abolição no final da Avenida Caxangá o BRT não atrasa tanto no deslocamento, levando um tempo até tranquilo nesse trecho, a partir da Estação Benfica os ônibus BRT do Leste-Oeste perdem a prioridade e se misturam ao tráfego comum novamente, nesse trecho a metronização com a sincronização dos ônibus com o semáforo poderia ajudar, mas se o corredor continuasse segregado até a Praça do Derby.
Avenida Carlos de Lima Cavalcanti ( pós Conde da Boa Vista ) sentido Derby - nesse trecho após o cruzamento com a Rua Dom Bosco, todos sabem que as linhas de BRT travam, devido ao cruzamento com a grande perimetral do Recife, a Avenida Agamenom Magalhães, muitas vezes as estações do Derby ficam lotadas de passageiros mas vazias de ônibus aguardando os veículos passarem por esse gargalo de trânsito após a saída da Conde da Boa Vista.
Mas torcemos que a metronização por aqui também dê certo, e seja um começo de uma nova era para o transporte público no Recife e cidades da área norte, como vem acontecendo no maior exemplo atual de mobilidade e transporte público, a capital Goiânia no Centro-Oeste brasileiro.
Confira a matéria completa


Comentários