Túnel da Abolição inaugurado, finalmente !

Depois de tantas polêmicas e tanto tempo de espera, finalmente foi aberto à circulação, o Túnel da Abolição, no cruzamento da Rua Real da Torre com a Avenida Caxangá.

Entregue muito depois do que era previsto - antes da Copa do mundo 2014, o túnel é parte do Corredor de Transporte Rápido Leste - Oeste, e tem a missão de melhorar o fluxo de veículos naquele trecho que é um dos mais congestionados do Recife.

Com a abertura do túnel algumas mudanças viárias ocorreram , veja abaixo como o fica o trânsito na área, segundo o site cidades.pe.gov.br

Com a abertura do túnel, a circulação das vias do entorno, nos bairros da Torre e da Madalena, será alterada. O condutor que trafegar pela Rual Real da Torre, no sentido Aeroporto, Afogados e Cidade Universitária, ao entrar no túnel deve se manter na faixa da direita. Quem vai utilizar a mesma via para chegar ao Centro e à Boa Viagem, deve optar pela faixa da esquerda. O motorista que vai para a avenida Caxangá, no sentido Camaragibe, deve-se manter na faixa da direita, sem entrar no túnel. Já a rua José Osório, que atualmente tem a circulação no sentido avenida Beira Rio/avenida Caxangá, volta a ter sentido duplo de circulação.

AVENIDA CAXANGÁ - O usuário que adentrar a avenida Caxangá na via da direita, no sentido Centro, e que tem como destino os bairros do Aeroporto, Afogados, Prado e Cidade Universitária, deverá utilizar as vias da rua João Ivo da Silva, obedecendo o seguinte: » Sentido Prado e Cidade Universitária – ao chegar no cruzamento da avenida Caxangá com a rua João Ivo da Silva, utilizar a primeira entrada da mesma via e seguir em frente. » Sentido Aeroporto – ao chegar no cruzamento da avenida Caxangá com a rua João Ivo da Silva, utilizar a segunda entrada da mesma via (ao lado do Bradesco) e seguir em frente.

ÔNIBUS - De acordo com o Consórcio Grande Recife, 15 linhas que realizavam trajeto temporário pela rua José Osório e avenida Caxangá voltam a trafegar pela rua Real da Torre, atravessando o túnel em direção à rua João Ivo da Silva. Com a mudança, essas linhas deixam de parar no ponto de ônibus nº 080050, localizado na rua José Osório (do lado oposto à loja de veículos Auto Max) e passam a atender as paradas nº 180429 e nº 180427, ambas na rua Real da Torre. Apenas as linhas 425 – Barbalho (Detran) – Via Maurício de Nassau e 2460 – TI Camaragibe (Príncipe), que seguem para a avenida Caxangá, não tiveram alteração nos itinerários e continuam a atender ao ponto de ônibus na rua José Osório.

» Veja as linhas que tiveram seus itinerários alterados: Linhas 313 – San Martin (Abdias de Carvalho) 314 – Mangueira 315 – Bongi 321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho) 324 – Jardim São Paulo (Piracicaba) 331 – Totó (Jardim Planalto) 332 – Totó (Abdias de Carvalho) 341 – Curado I

Passarão a atender a parada nº 180429, situada na Rua Real da Torre, em frente ao Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

411 – Estrada dos Remédios 413 – Avenida do Forte 680 – Vasco da Gama/Afogados 700 – Beberibe/Afogados 800 – Dois Unidos /Afogados 870 – T.I. Xambá / T.I. Largo da Paz 914 – PE-15/Afogados

Essas linhas de ônibus atenderão a parada nº 180427, localizada na Rua Real da Torre, em frente ao Mercado da Madalena.

Comentários

ANDY disse…
Eu passei por esse túnel hoje, té que enfim! Passei por lá por volta de 13:30 e dentro do túnel as luzes estavam ligadas, eu achei um desperdício, eles deveriam ligar as luzes após as 16:30 ou 17:00 e desligar as 06:00 da manhã, para economizar energia!
Daniel Julio disse…
Pois é Andy, depois de tanto tempo de espera, e ainda é inaugurado com essas falhas !