Você que anda pelo Centro do Recife, já deve ter ouvido falar na Praça Machado de Assis, pois existe um logradouro com esse nome, sendo como muitos dizem , apenas uma placa , mas que não tem as características de uma praça.
Isso é uma história muuuuito longa, que vou lhes contar um pouco.
A praça Machado de Assis proporcionaria a cidade do Recife, mais uma área verde de grande porte, medindo 1500 m², em substituição a velhos e deteriorados pardieiros; o projeto da praça, incluia ainda um estacionamento rotativo subterrâneo, amenizando um dos grandes problemas do Recife também nos dias de hoje, a pouca oferta de estacionamento.
A Praça Machado de Assis comtemplaria ao seu redor bares, quiosques, agências bancárias, cabines telefônicas, e pequenos teatros ou locais para apresentação pública .
A construção da praça estava prevista para o ano de 1974, os argumentos para não construção estão no trecho abaixo :
(...) por conta de problemas técnicos de execução , pelo grande custo da obra, e pela maior capacidade de resistência dos usuários e proprietários de imóveis que seriam demolidos, a Praça Machado de Assis não foi realizada . (...) ( Bernardes, 1996;90)
Para a realização da obra , seriam necessários a demolição de 43 prédios, sendo 12 na rua Sete de Setembro, 14 na Rua da imperatriz, 8 na Rua da Aurora e 8 na Avenida Conde da Boa Vista.
Hoje, por trás do Cinema São Luiz existe um logradouro com esse nome, porém nem se compara a Praça Machado de Assis que ficou no papel.
Outras fontes pesquisadas : A construção Norte Nordeste, n.16, Setembro, 1974).
Comentários