Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Linhas extintas : Prado

A linha Prado começou a circular nos anos 40 , operada pela Empresa São Cristóvão

O itinerário era esse :

Avenida 10 de Novembro ( atual Guararapes );

Rua da Aurora;

Rua da Imperatriz ;

Avenida Manuel Borba ;

Rua do Paissandu ;

Rua Benfica ;

Praça João Alfredo ;

Rua Carlos Gomes ;

Praça do Prado ( Terminal );

Voltando pelo mesmo itinerário


Clique na foto para ampliar

Observa - se que a linha tinha seu ponto inicial no centro do Recife , o que era comum na época , os ônibus partirem do centro em direção aos subúrbios.

No Diário Oficial do Recife de Junho de 1947 , consta requerimento pedindo a retirada dos ônibus da Empresa São Cristovão na operação da linha Prado , pelo serviço deficitário que oferecia , com apenas 3 ônibus. Foi aí que a Autoviaria iniciou na linha .

Em 1950 , nos anúncios da Comissão de Concessão e fiscalização de serviço de ônibus , publicados no Jornal da Manhã, anunciava - se o seguinte para a linha Prado : CR$ 1,00; Inicial - Avenida Guararapes , Terminal - Jóquei Clube ;1ª viagem - 5 horas, última viagem 24 horas ; intervalo máximo entre viagens : 10 minutos entre 6 e 9 horas, 17 e 20 horas ; e 15 minutos no restante do horário.

Com a falência da Autoviária a Empresa São Jerônimo operou na linha do Prado de 1955 a 1957.

Em 62 a linha já era operada pela CTU.

No ano de 1975 , o Diário da Manhã noticiava os artigos das reclamações a CTU, devido a mudança de terminal da linha Prado , para o bairro da Mustardinha  ; a linha do Prado foi suspensa , a CTU atendia ao bairro com os ônibus da linha Mustardinha .

Em 1979 a Empresa Oliveira operava a linha Jardim São Paulo ( via Prado ) .

A linha Prado consta como operada pela CTU ( área 08 ) , na divisão do zoneamento feito pela EMTU nos anos 80; mas meses depois foi extinta , e o bairro ficou sendo atendido somente pelos ônibus da Oliveira . 

Nos dias atuais o bairro é atendido pela Empresa Metropolitana com as linhas de Jardim São Paulo , Mustardinha e Mangueira que atendem a um trecho da Rua Carlos Gomes , além das linhas que trafegam pela Abdias de Carvalho e Rua João Ivo Silva .


Itinerário dos ônibus no bairro do Prado

Pesquisa : Diário da Manhã e Diário de Pernambuco 

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...