Cidades do colar metropolitano continuam atraindo investimentos e aumentam o grau de integração com a RM Recife

Jeep em Goiana , Mondelez em Vitória , Unilever em Escada...

São apenas alguns exemplos dos investimentos que chegaram nos últimos anos nas cidades do entorno da Região Metropolitana do Recife, o chamado colar metropolitano.

Com isso , o grau de integração dessas cidades com a RM Recife tem aumentado cada vez mais. Seja pelos movimentos pendulares de trabalhadores no deslocamento diário ou por outras demandas como habitação, serviços de saúde, etc.

O colar metropolitano da RM Recife compreende 9 municípios : Goiana, Itaquitinga, Tracunhaém , Paudalho , Chã de Alegria, Vitória de Santo Antão, Escada , Ribeirão e Sirinhaém. São municípios que podem futuramente integrar a Região Metropolitana do Recife.

Transporte

Há alguns anos atrás, as plaquinhas dos ônibus de fretamento tinham um destino comum : Suape, agora é rotina vermos ônibus com outros destinos : Goiana é o principal deles , com a chegada da Jeep , trabalhadores de toda a RM Recife e também outras cidades próximas ao empreendimento tem conquistado vagas na indústria.

Com isso , o setor de fretamento de ônibus ganhou um novo estímulo. Cerca de 3 mil trabalhadores chegam diariamente ao pólo automotivo nos ônibus do fretamento.

Foto : Lucas Silva : Ônibus Brasil

As linhas que servem a população geral também sentiram o aumento de demanda, principalmente a Recife / Goiana operada pela Rodotur e a interestadual Recife / João Pessoa que é servida pela Autoviação Progresso e a Total.

Novas ligações, principalmente para Goiana , talvez sejam feitas pelo SEI - Sistema Estrutural Integrado, no futuro. Hoje ele só atende até Igarassu com ligação para Itamaracá, justamente por serem as últimas do limite norte da RM Recife; se as previsões dos técnicos se confirmarem, de uma nova Região Metropolitana abrangendo Goiana e outros territórios , poderemos ter o SEI chegando até esses municípios facilitando os deslocamentos entre essas cidades.

Novos Investimentos

No final do ano passado , o governo anunciou a chegada de mais investimentos em 2017 , no valor de R$ 603 milhões , atraidos pelos incentivos fiscais do Prodepe ( Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco ) ; entre as cidades beneficiadas estão Vitória de Santo Antão e Escada , o que deve reforçar ainda mais a integração com a Região Metropolitana do Recife .

Material de pesquisa : Desafio Metropolitano ( reportagem especial do Jornal do Commercio ) ; Região Metropolitana do Recife no Contexto de Pernambuco no Censo 2010 ( Observatório das Metrópoles ).

Nenhum comentário:

Links

Fique por dentro !

MINIATURAS

Minha galeria