Arquivo de imagens

Arquivo de imagens

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A história do transporte na zona sul do Recife

Autoviação Progresso , Empresa Pedrosa , Imperial , Borborema

O transporte por ônibus na zona sul do Recife , começou ainda com alguns bondes da Tramways operando , com a construção da ponte do Pina os ônibus começaram a trafegar por Boa Viagem , na postagem de hoje , as primeiras empresas a operar linhas na zona sul do Recife .

A postagem está organizada em ordem cronológica dos fatos pesquisados .A pesquisa foi feita junto a Homeroteca Digital do Diário de Pernambuco .

Autoviação Progresso

Tudo começa em 1940 , quando João Tude De Melo , operando a linha pra Garanhuns , resolve a pedidos estender sua linha até a Avenida Boa Viagem , servida no momento por bondes.

Em Julho de 1946 , inaugurava sua linha com terminal no Pina , adquirindo 20 ônibus em São Paulo , chegados de navio ao Recife .

Em setembro de 1950 a Autoviação Progresso adquiria 10 ônibus , aumentando a sua frota na operação das linhas : Pina , Boa Viagem , Piedade , Vila dos Sargentos , Tejipió e Água Fria . No mês de outubro , a Progresso inaugurou uma linha para o Aeroporto , sendo uma extensão da linha de Boa Viagem.

Em maio de 1953 , a Auto Viação Progresso adquiria 10 ônibus GM Coach para trafegarem nas linhas do Pina e Boa Viagem.

Modelo semelhante ao adquirido pela Autoviação Progresso

Em setembro de 1958 , a Progresso vendia sua frota a Empresa Pedrosa LTDA , 10 ônibus passaram a atender as linhas : Boa Viagem , Pina e Aeroporto , linhas que foram cedidas pela Progresso a Empresa Pedrosa . Era a saída da Progresso das linhas urbanas do Recife , passando a concentrar esforços nas linhas do interior .

Depois da greve de 59 , o Sr João Tude negociou os ônibus com a São Paulo e a Pedrosa , ficando só com linhas do interior.

Empresa Pedrosa LTDA

Sua garagem ficava na Avenida Beberibe , 2290 em Água Fria , nas imediações de onde hoje está instalado o supermercado Melodia . Francisco Xavier Ramos Pedrosa era o proprietário desta empresa .

Em 1958 assumiu as linhas da Progresso na zona sul , operou nas linhas até o ano de 1967.

A transferência das linhas Boa Viagem , Pina e Aeroporto oriundas da Progresso era o ínicio da Empresa Pedrosa na zona sul do Recife ; que na exigência da Inspetoria de Serviços Públicos Municipais , renovava sua frota com 20 ônibus novos .

Em 1960 a Pedrosa operava nas linhas do Pina , do Aeroporto e de Piedade .

Em Maio de 1962 operava as linhas Brasilia Teimosa , Pina , Boa viagem , Aeroporto e Piedade.

Em junho de 1962 adquiria 20 ônibus novos.

Em Julho de 1966 a Pedrosa extendia a linha de Boa Viagem até o parque da Aeronáutica .

Em maio de 1967 , uma nova empresa começava a operar na linha do Aeroporto, era a Imperial Transportes Ltda , precursora da Borborema , sob a gerência do ex diretor da Pedrosa que circulara no Recife nos anos 40, o Sr Luis Pedrosa , que havia adquirido 10 monoblocos vindos do sul do país.

Imperial Transportes LTDA

Por iniciativa de um grupo de empresários com uma certa experiência no transporte público do Recife , entre eles Lourival Bandeira de Melo , surgiu a Imperial Transportes , sob o comando de Luiz Pedrosa de Queiroz , antigo gestor da Empresa Pedrosa LTDA .

Em junho de 1967 , a Empresa Pedrosa entrava com mandado de segurança contra a retirada dos seus ônibus da linha do Aeroporto , que operava há quase 10 anos , no mesmo mês a Pedrosa ganhava na justiça o direito de permanecer explorando a linha.

No ano de 1967 , a Imperial já operava nas outras linhas da zona sul .

Nos anos de 1970 e 1971 a Imperial era escolhida a empresa de transporte coletivo do ano , na ocasião operando 8 linhas : PIna , Boa Viagem , Piedade , Candeias , Aeroporto , Brigadeiro Ivo Borges , Hospital da Aeronáutica e Vila do Ipsep .

Em setembro de 1970 a Imperial Transportes renovava sua frota com monoblocos O - 352 urbano , aumentando sua frota pra mais de 50 veículos .

Em 1972 a Imperial Transportes adquiria junto a Caio Norte (ver matéria ) , com planta em Jaboatão dos Guararapes , modelos Bela Vista . Sua frota alcançava o número de 65 ônibus.

Em outubro de 1972 , a Imperial tinha novo dono , Arthur Bruno Schwambach

Em março de 1973 , a Imperial lançava o serviço de microônibus pra linha de Boa Viagem , já com o nome Borborema nas laterais .

Em 1975 a Borborema inaugurava sua garagem exclusiva para os ônibus da Zona Sul.

Em agosto de 76 , os frescões começaram a circular pela Imperial Transportes .

Em julho de 77 um mandado de segurança da Borborema - Imperial suspendia a circulação de linhas da CTU criadas para a área de Boa Viagem . As linhas eram : Cidade Universitária / Centro via Boa Viagem , Avenida Armindo Moura / Centro (ar condicionado ).

Em 21 de julho de 1981 , era aprovada a transformação de Borborema - Imperial Transportes S.A em Borborema Imperial Transportes LTDA , era o surgimento da Borborema vista hoje nas ruas do Recife .

Um comentário:

  1. Boa Tarde !! A Empresa Pedrosa era de Propriedade do Sr. Luiz Pedrosa de Queiroz. Ele não era apenas o gestor.

    ResponderExcluir