Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Empresa Oliveira Ltda : empresas extintas do Recife

Nascida em 1954 , pertencia ao empresário Dr . José Souto de Oliveira , que ganhou o prêmio de empresário do ano em 1977. Com sua ótima administração , a Empresa Oliveira era considerada uma das melhores do Brasil em transporte urbano de passageiros. Além do bom atendimento aos clientes , os funcionários dispunham de instalações das melhores , como dormitórios e vestiários no anexo da garagem da empresa na Cidade Universitária.

Os ônibus da Empresa Oliveira eram da cor verde-claro , com faixas verticais (Foto Diário de Pernambuco).

Provável terreno onde funcionou a garagem da Empresa Oliveira , na Iputinga

Cronologia

Iniciou em 1954 com microônibus fazendo as linhas Torre / Madalena e Casa Amarela.

Em 1958 fazia as linhas Torre / Madalena e Tejipió.

Em 1959 começou a operar exclusivamente na linha de Jardim São Paulo , com ônibus comuns , abandonando as linhas de lotações.

Em 1960 operava a linha de Beberibe.

Em 1969 , cinco ônibus de luxo Mercedes - Benz foram adquiridos a Imperial Diesel , totalizando 19 ônibus em sua frota. A empresa contava ainda com três jipes Toyota Bandeirante , que prestavam socorro mecânico aos ônibus da frota. O terminal da linha ficava na Praça Joaquim Nabuco , de onde partiam ônibus de 3 em 3 minutos com destino ao subúrbio de Jardim São Paulo. Os ônibus possuiam sistema de rádio , que propiciavam música aos passageiros durante o trajeto.

Em fevereiro de 1970 o empresário José Souto adquiriu o controle acionário da Empresa Marques da Silva , que fazia a linha de Camaragibe.

Em 1971 a Empresa Oliveira adquiriu um financiamento de 500 mil cruzeiros e renovou a frota com modelos Caio Bela Vista , fabricados na Caio Norte em Jaboatão.( ver matéria )

Em 1972 a Oliveira tinha 20 carros novos operando na linha de Jardim São Paulo.

Imagem : Diário de Pernambuco

Em 1976 adquiriu ônibus da Caio Norte , chegando a frota de 21 no total.

Nos anúncios de 1976 , a empresa tinha a garagem nesse terreno , atrás do Eros Hotel , na Iputinga

Em 1977 se tornou a única empresa de ônibus urbano no país a operar com tacógrafo ( que controlava a velocidade dos ônibus em 60 km/h).

Em 1978 adquiriu à Norasa , oito ônibus opcionais LPO Mercedes - Benz.

Em 1979 , mais uma vez adquiriu frota de 16 ônibus Gabriela II junto a Imperial Diesel para operar na linha 336 Jardim São Paulo via Prado ( atual 321 Jardim São Paulo ( Abdias de Carvalho). Com isso atingiu o número de 40 carros em sua frota.

Em 1981 a Empresa Oliveira foi afastada , dando lugar a Metropolitana , a Oliveira aparece no noticiário operando a linha Mustardinha em 1982, em substituição a CTU , que devido ao zoneamento feito pela EMTU passou a operar no Corredor Caxangá .Mas no mesmo ano a Oliveira volta a operar em Jardim São Paulo.

Em 1983 a Oliveira adquire os primeiros Torinos da região , num total de 8 ônibus.Na época operava as linhas : Jardim São paulo ( Abdias de Carvalho ) , Bongi e Mustardinha.

Não sabemos o que levou ao fim da Empresa Oliveira , mas em algumas notícias divulgadas nos jornais pesquisados , o serviço dela tinha caído em qualidade após o zoneamento da EMTU , o que pode ter levado o órgão a retirar a concessão das suas linhas , colocando outra empresa no lugar.

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...