Cronologia
Iniciou em 1954 com microônibus fazendo as linhas Torre / Madalena e Casa Amarela.
Em 1958 fazia as linhas Torre / Madalena e Tejipió.
Em 1959 começou a operar exclusivamente na linha de Jardim São Paulo , com ônibus comuns , abandonando as linhas de lotações.
Em 1960 operava a linha de Beberibe.Em 1969 , cinco ônibus de luxo Mercedes - Benz foram adquiridos a Imperial Diesel , totalizando 19 ônibus em sua frota. A empresa contava ainda com três jipes Toyota Bandeirante , que prestavam socorro mecânico aos ônibus da frota. O terminal da linha ficava na Praça Joaquim Nabuco , de onde partiam ônibus de 3 em 3 minutos com destino ao subúrbio de Jardim São Paulo. Os ônibus possuiam sistema de rádio , que propiciavam música aos passageiros durante o trajeto.
Em fevereiro de 1970 o empresário José Souto adquiriu o controle acionário da Empresa Marques da Silva , que fazia a linha de Camaragibe.
Em 1971 a Empresa Oliveira adquiriu um financiamento de 500 mil cruzeiros e renovou a frota com modelos Caio Bela Vista , fabricados na Caio Norte em Jaboatão.( ver matéria )
Em 1972 a Oliveira tinha 20 carros novos operando na linha de Jardim São Paulo.
Em 1976 adquiriu ônibus da Caio Norte , chegando a frota de 21 no total.
Em 1977 se tornou a única empresa de ônibus urbano no país a operar com tacógrafo ( que controlava a velocidade dos ônibus em 60 km/h).
Em 1978 adquiriu à Norasa , oito ônibus opcionais LPO Mercedes - Benz.
Em 1979 , mais uma vez adquiriu frota de 16 ônibus Gabriela II junto a Imperial Diesel para operar na linha 336 Jardim São Paulo via Prado ( atual 321 Jardim São Paulo ( Abdias de Carvalho). Com isso atingiu o número de 40 carros em sua frota.
Em 1981 a Empresa Oliveira foi afastada , dando lugar a Metropolitana , a Oliveira aparece no noticiário operando a linha Mustardinha em 1982, em substituição a CTU , que devido ao zoneamento feito pela EMTU passou a operar no Corredor Caxangá .Mas no mesmo ano a Oliveira volta a operar em Jardim São Paulo.
Em 1983 a Oliveira adquire os primeiros Torinos da região , num total de 8 ônibus.Na época operava as linhas : Jardim São paulo ( Abdias de Carvalho ) , Bongi e Mustardinha.
Não sabemos o que levou ao fim da Empresa Oliveira , mas em algumas notícias divulgadas nos jornais pesquisados , o serviço dela tinha caído em qualidade após o zoneamento da EMTU , o que pode ter levado o órgão a retirar a concessão das suas linhas , colocando outra empresa no lugar.
Comentários