Indústrias no Recife : Fábrica Alimonda

Quem passa de metrô pelo bairro de Afogados já deve ter avistado um grande terreno ás margens do Capibaribe com galpões , tanques de armazenamento , e outros materiais e equipamentos utilizados numa grande indústria . Se você lembrou ou vai deixar pra observar na próxima passada pelo local , foi ali que funcionou a Fábrica Alimonda , hoje pertencente a ASA , mas que continuou a produzir os itens de uma das marcas mais famosas e históricas de pernambuco . Foi uma das poucas que restaram do pólo industrial de Afogados . Conheça a história da Alimonda !

Depois da morte do seu pai , que já era conhecido pelos curtumes que mantinha em cidades do estado , um dos irmãos Alimonda mudou para Belo Jardim onde montou uma fábrica de sabão de uso doméstico , com a crise de 1929 vendeu sua parte e montou outra fábrica na Avenida Rosa e Silva num galpão em ruínas onde também produzia sabão . No ano seguinte lançou mais um produto , o sabão Marron , que se tornou popular nas moradias ribeirinhas e pelo sertão do estado . Em 1931 o empreendimento já contava com dois dos irmãos na atividade, anos depois passou de companhia limitada para sociedade anônima , com a participação de todos os irmãos. A fábrica de Afogados veio no ano de 1938 . Em março de 1962 inaugurou a fábrica de margarinas Bem-Te-Vi , aumentando o leque de produtos , que já contava inclusive com o sabão de mesmo nome .

Em 1966 o Recife contava com grandes empreendimentos industriais , além da Alimonda , as mais famosas eram : Cotonifício da Torre ; Cotonifício Capibaribe ; Fábrica Fiat Lux em São Lourenço da Mata ; Leon Heimer e Fábrica Himeca no Largo da Paz.

A Alimonda produziu até os anos 1982 , quando foi adquirida pela Sanbra . Depois o empresário Eduardo Henrique adquiriu a indústria que hoje se chama ASA , mas continua nas mesmas instalações da antiga Alimonda .

Fontes pesquisadas : Diário de Pernambuco , site oficial da ASA e Revista Algo Mais

Um comentário:

Unknown disse...

Bonita a historias de guerreiros

Links

Fique por dentro !

MINIATURAS

Minha galeria