Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Indústrias no Recife : Fábrica Alimonda

Quem passa de metrô pelo bairro de Afogados já deve ter avistado um grande terreno ás margens do Capibaribe com galpões , tanques de armazenamento , e outros materiais e equipamentos utilizados numa grande indústria . Se você lembrou ou vai deixar pra observar na próxima passada pelo local , foi ali que funcionou a Fábrica Alimonda , hoje pertencente a ASA , mas que continuou a produzir os itens de uma das marcas mais famosas e históricas de pernambuco . Foi uma das poucas que restaram do pólo industrial de Afogados . Conheça a história da Alimonda !

Depois da morte do seu pai , que já era conhecido pelos curtumes que mantinha em cidades do estado , um dos irmãos Alimonda mudou para Belo Jardim onde montou uma fábrica de sabão de uso doméstico , com a crise de 1929 vendeu sua parte e montou outra fábrica na Avenida Rosa e Silva num galpão em ruínas onde também produzia sabão . No ano seguinte lançou mais um produto , o sabão Marron , que se tornou popular nas moradias ribeirinhas e pelo sertão do estado . Em 1931 o empreendimento já contava com dois dos irmãos na atividade, anos depois passou de companhia limitada para sociedade anônima , com a participação de todos os irmãos. A fábrica de Afogados veio no ano de 1938 . Em março de 1962 inaugurou a fábrica de margarinas Bem-Te-Vi , aumentando o leque de produtos , que já contava inclusive com o sabão de mesmo nome .

Em 1966 o Recife contava com grandes empreendimentos industriais , além da Alimonda , as mais famosas eram : Cotonifício da Torre ; Cotonifício Capibaribe ; Fábrica Fiat Lux em São Lourenço da Mata ; Leon Heimer e Fábrica Himeca no Largo da Paz.

A Alimonda produziu até os anos 1982 , quando foi adquirida pela Sanbra . Depois o empresário Eduardo Henrique adquiriu a indústria que hoje se chama ASA , mas continua nas mesmas instalações da antiga Alimonda .

Fontes pesquisadas : Diário de Pernambuco , site oficial da ASA e Revista Algo Mais

5 comentários:

Unknown disse...

Bonita a historias de guerreiros

Anônimo disse...

Meu pai transportou por muitos anos óleo vegetal de Caruaru para a alimonda.

Anônimo disse...

O meu pai tbm fez muitos anos esse transporte.

José de Carvalho Lamour Neto. disse...

Na década de 70 minha tia, Leonice Lamour trabalhava na Alimonda Irmãos na parte industrial. Ela trabalhava com a Dra. Laura, química de quem muito falava por ser competente e exigente. Se não me falhe a memória a Alimonda fabricava também uma "manteiga" ou mais especificamente uma margarina. Tempos bons. Tempos em que Recife ainda era uma potência com o EMPREENDEDORISMO, e tempos de grande incentivo ao empreendedorismo; que é o que, realmente, alavanca o desenvolvimento. Parabéns aos irmãos Alimonda, empreendedores que tanto contribuíram para o desenvolvimento da cidade além dos empregos proporcionados. Atualmente moro em Santa Catarina desde 1987, e fico triste com o estado lastimável em que se encontra Recife e seus chupins que não largam o osso e cada vez bebem mais o sangue da cidade. José de Carvalho Lamour Neto.

Anônimo disse...

Parabéns pela pequena lembrança de parte da história desse grupo contada por sua tia. Eu morei em Olinda no bairro novo, e fui vizinho de um terreno baldio que pertencia ao grupo Alimonda Irmãos. Hoje esse terreno é o famoso restaurante Bode do Nô na beira mar de Olinda. Meu pai se interessou na época pelo terreno e foi na prefeitura saber quem era o dono. Nunca conseguiu contato para poder apresentar uma proposta de compra. Saímos de lá em 1997 e nos mudamos pra Brasília.

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...