Monotrilho no Recife

Num Recife difícil de trafegar , devido ao trânsito caótico e intenso , um sistema que permite o deslocamento de 400 mil passageiros passageiros diariamente ; a Prefeitura do Recife implantou um grupo de trabalho no ano de 1972 , através da CTU , idealizando um projeto de monotrilho para o Centro do Recife . Previsto para ter 9 estações , com uma distância média de 1 km uma da outra , formaria um círculo ao redor do que se conhece hoje como centro expandido do Recife . Com uma velocidade que chegaria a 60 km por hora , o monotrilho transportaria rapidamente centenas de pessoas pelos principais pontos no entorno do centro da cidade . As estações previstas eram :

- Casa da Detenção ;

- Mário Melo ;

- Avenida Norte ;

- Viaduto Presidente Médici ;

- Viaduto João de Barros ;

- Parque Amorim ;

- Paissandu ;

- Ilha Joana Bezerra 1 e 2 .

Na arte acima , como ficaria o monotrilho , onde os pontos verdes seriam as estações

A cidade seria a primeira da América Latina a ter um sistema de monotrilho . Uma comissão de uma empresa japonesa esteve no Recife em agosto de 1972 para o estudo de viabilidade da implantação do equipamento . No mesmo mês , os ingleses também apresentaram um projeto de monotrilho para o Recife .

Ao lado das estações seriam construídos parqueamentos para veículos , e onde seria também o transbordo dos ônibus para o monotrilho . Em 1973 a prefeitura abriu concorrência internacional , onde além das empresas japonesas e inglesas , participariam também alemães e norte - americanos ; no entanto a concorrência foi sendo adiada mês a mês devido a estudos da Sudene sobre a viabilidade de implantação do sistema e também sobre qual melhor meio de transporte viria a melhorar de fato o trânsito do Recife .

A ideia do monotrilho foi sendo deixada para trás , criticada por vereadores , arquitetos e urbanistas , mais tarde surgiu o metrô e não se falou mais nisso .

Pesquisa : arquivo digital Diário de Pernambuco

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