Ônibus sem cobrador , nota do Grande Recife Consórcio

O Grande Recife informa que, atualmente, 78% dos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) utilizam o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) em seus deslocamentos pela Região Metropolitana.

Este dado, associado a estudos técnicos, demonstra que a bilhetagem eletrônica é uma tendência nacional. Por isso, o Consórcio vem autorizando a substituição dos cobradores por esta nova configuração operacional de cobrança de tarifa nas linhas com baixo número de pagantes em espécie por viagem.

Para o usuário que preferir continuar pagando em dinheiro, ele poderá fazê-lo diretamente com o motorista. O Grande Recife esclarece que uma cláusula da convenção coletiva dos rodoviários permitiu que o motorista passasse a acumular a função de cobrador nas linhas que já operam sem o profissional.

É importante enfatizar que a operadora, respeitando as convenções coletivas de trabalho, remaneja e capacita esses profissionais para que executem outras atividades na própria empresa. O Consórcio lembra, ainda, que essas mudanças são realizadas sempre com o objetivo de preservar a modicidade tarifária, melhorar a prestação de serviços e reduzir os subsídios pagos pelo contribuinte.

Atualmente, são 121 linhas que operam sem cobrador. Quanto à paralisação desta quarta-feira (30), o Grande Recife informa que a Polícia Militar está negociando com os manifestantes para que os pontos de bloqueios sejam liberados, evitando assim maiores prejuízos aos usuários.

Comentários

Diário do Transporte

Blog Grande Recife notícias Mobilidade Pe

MOB Ceará

Ônibus & Transporte

Busão de Natal