A empresa de ônibus Auto Viação São Judas Tadeu foi beneficiada pelo crescimento industrial do Cabo nos anos 60 e 70 , o que lhe proporcionava uma grande demanda de passageiros entre o Recife e o Cabo e vice - versa .
Começou a operar em 1951 como exclusiva na linha do Cabo para o Centro , porém sua fundação como empresa rodoviária data de 1956 .
Em 1968 a São Judas tinha menos de 30 ônibus em sua frota , prejudicando a população do Cabo , Pontezinha e Ponte dos Carvalhos que dependiam em sua maioria apenas dessa linha .
No final do ano a população ganhou melhorias , com a aquisição de 5 ônibus pela empresa e o início da circulação de um ônibus bagageiro. Foi também criado o percurso Ponte dos Carvalhos / Recife. Até esse ano a linha Cabo fazia terminal dentro da estação rodoviária , passando depois a parar numa esquina do Cais de Santa Rita .
Neste ano ainda a empresa recebeu seu primeiro Magirus , encarroçado na Caio Norte .
Em 1971 a São Judas Tadeu adquiriu na Imperial Diesel mais ônibus Mercedes Benz , totalizando uma frota de 37 veículos , sendo 34 monoblocos da Mercedes.
Em 1972 José Faustino dos Santos comandava duas empresas : São Judas Tadeu e Expresso Vera Cruz , esta última na linha de Cajueiro Seco .
Em 1979 a empresa já possuía 62 ônibus em sua frota , neste ano a São Judas se mudou para sua nova sede , com toda uma estrutura necessária ao crescimento da empresa .
Em 1980 o empresário José Faustino dos Santos reclamava da concorrência dos trens , que ganharam novas composições e horários a um preço menor , diminuindo a oferta de passageiros na linha do Cabo .
Em 1981 a empresa passou a operar também a linha Cabo / Prazeres .
Em 1983 a Útil , empresa que operava linhas no Ibura , foi emcampada pela São Judas , que reforçou a frota das linhas com ônibus deslocados das linhas do Cabo , a s linhas UR 5 ( Lagoa Encantada ) , UR 11 , Dois Rios e Zumbi do Pacheco passaram a ser atendidas pela empresa do Cabo. A São Judas Tadeu operou na área do Ibura até o final de 1986 .
José Faustino dos Santos , o seu Zeca , faleceu em 1989 , mas a empresa continuou por um bom tempo nas mãos dos seus herdeiros .
Pesquisa : acervo digital Diário de Pernambuco
Comentários