Página no Facebook

Página no Facebook
Clique na foto

Auto Viação São Judas Tadeu - o início

A empresa de ônibus Auto Viação São Judas Tadeu foi beneficiada pelo crescimento industrial do Cabo nos anos 60 e 70 , o que lhe proporcionava uma grande demanda de passageiros entre o Recife e o Cabo e vice - versa .

Começou a operar em 1951 como exclusiva na linha do Cabo para o Centro , porém sua fundação como empresa rodoviária data de 1956
Em 1968 a São Judas tinha menos de 30 ônibus em sua frota , prejudicando a população do Cabo , Pontezinha e Ponte dos Carvalhos que dependiam em sua maioria apenas dessa linha . 

No final do ano a população ganhou melhorias , com a aquisição de 5 ônibus pela empresa e o início da circulação de um ônibus bagageiro. Foi também criado o percurso Ponte dos Carvalhos / Recife. Até esse ano a linha Cabo fazia terminal dentro da estação rodoviária , passando depois a parar numa esquina do Cais de Santa Rita .
Neste ano ainda a empresa recebeu seu primeiro Magirus , encarroçado na Caio Norte . 
Em 1971 a São Judas Tadeu adquiriu na Imperial Diesel mais ônibus Mercedes Benz , totalizando uma frota de 37 veículos , sendo 34 monoblocos da Mercedes. 
Em 1972 José Faustino dos Santos comandava duas empresas : São Judas Tadeu e Expresso Vera Cruz , esta última na linha de Cajueiro Seco .
Em 1979 a empresa já possuía 62 ônibus em sua frota , neste ano a São Judas se mudou para sua nova sede , com toda uma estrutura necessária ao crescimento da empresa . 
Em 1980 o empresário José Faustino dos Santos  reclamava da concorrência dos trens , que ganharam novas composições e horários a um preço menor , diminuindo a oferta de passageiros na linha do Cabo .
Em 1981 a empresa passou a operar também  a linha Cabo / Prazeres . 
José Faustino dos Santos , o seu Zeca , faleceu em 1989 , mas a empresa continuou por um bom tempo nas mãos dos seus herdeiros . 


Pesquisa : acervo digital Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Links

Fique por dentro !

MINIATURAS

Minha galeria