Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Auto Viação São Judas Tadeu - o início

A empresa de ônibus Auto Viação São Judas Tadeu foi beneficiada pelo crescimento industrial do Cabo nos anos 60 e 70 , o que lhe proporcionava uma grande demanda de passageiros entre o Recife e o Cabo e vice - versa .

Começou a operar em 1951 como exclusiva na linha do Cabo para o Centro , porém sua fundação como empresa rodoviária data de 1956
Em 1968 a São Judas tinha menos de 30 ônibus em sua frota , prejudicando a população do Cabo , Pontezinha e Ponte dos Carvalhos que dependiam em sua maioria apenas dessa linha . 

No final do ano a população ganhou melhorias , com a aquisição de 5 ônibus pela empresa e o início da circulação de um ônibus bagageiro. Foi também criado o percurso Ponte dos Carvalhos / Recife. Até esse ano a linha Cabo fazia terminal dentro da estação rodoviária , passando depois a parar numa esquina do Cais de Santa Rita .
Neste ano ainda a empresa recebeu seu primeiro Magirus , encarroçado na Caio Norte . 
Em 1971 a São Judas Tadeu adquiriu na Imperial Diesel mais ônibus Mercedes Benz , totalizando uma frota de 37 veículos , sendo 34 monoblocos da Mercedes. 
Em 1972 José Faustino dos Santos comandava duas empresas : São Judas Tadeu e Expresso Vera Cruz , esta última na linha de Cajueiro Seco .
Em 1979 a empresa já possuía 62 ônibus em sua frota , neste ano a São Judas se mudou para sua nova sede , com toda uma estrutura necessária ao crescimento da empresa . 
Em 1980 o empresário José Faustino dos Santos  reclamava da concorrência dos trens , que ganharam novas composições e horários a um preço menor , diminuindo a oferta de passageiros na linha do Cabo .
Em 1981 a empresa passou a operar também  a linha Cabo / Prazeres . 
Em 1983 a Útil , empresa que operava linhas no Ibura , foi emcampada pela São Judas , que reforçou a frota das linhas com ônibus deslocados das linhas do Cabo , a s linhas UR 5 ( Lagoa Encantada ) , UR 11 , Dois Rios e Zumbi do Pacheco passaram a ser atendidas pela empresa do Cabo. A São Judas Tadeu operou na área do Ibura até o final de 1986 .
José Faustino dos Santos , o seu Zeca , faleceu em 1989 , mas a empresa continuou por um bom tempo nas mãos dos seus herdeiros . 


Pesquisa : acervo digital Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...