Imperial Diesel , Vipel , Norasa - série : as concessionárias de ônibus do Recife

O blog Mobilidade & Transporte inicia mais uma série falando sobre a história do transporte por ônibus na cidade do Recife . Desta vez vamos tratar das concessionárias e revendedoras , que representam as empresas fabricantes de chassis e carrocerias . Vamos falar de algumas que foram mais representativas aqui na cidade do Recife , iniciando com a Imperial Diesel.

Surgiu em 1964 , na rua de mesmo nome , no bairro de São José , como concessionária Mercedez - Benz e Toyota .

Inaugurada apenas em 1965 , com a presença dos diretores da Toyota e Mercedes.

Foi a Imperial Diesel que forneceu 100 ônibus monoblocos a extinta CTU e quase uma outra centena a empresas particulares do Recife no ano de 1967. A firma chegou a possuir um departamento industrial de recuperação de monoblocos.

Local onde funcionou a Imperial Diesel no número 1638 , da Rua Imperial

Modelo fornecido pela Imperial Diesel as empresas de ônibus do Recife . Foto : http://valebus.blogspot.com

Veja as principais aquisições das empresas pernambucanas na Imperial Diesel

Em 1967 a Expresso Pernambucano ( ver matéria ) , recém comprada pelo Sr. Artur Bruno Schwambach adquiriu dois monoblocos para operação nas linhas para Rio e São Paulo.

Recorte : arquivo Diário de Pernambuco

Em 1968 a CTU adquiriu 12 monoblocos a Imperial Diesel .

Neste ano a Real Recife também adquiriu ônibus a Imperial Diesel , do modelo O-326. A Auto Viação Progresso encomendou 20 unidades do modelo de luxo O-326 para operação na linha Recife / Garanhuns.

10 unidades O-326 foram adquiridos pela Autoviária Senhor do Bonfim. Outras empresas adquiriram ônibus na Imperial Diesel em 1968 : Rodoviária Caruaruense , Rodoviária São Domingos , Auto Viação Cruzeiro , Transportadora Rio Una , Auto Viação santa Cruz e Expresso 1002.

Em 1969 a Empresa Oliveira ( Recife ) adquiriu cinco ônibus Mercedes - Benz a Imperial Diesel.

A CTU adquiriu junto a Caio Norte por intermédio da Imperial Diesel , 20 ônibus monoblocos Mercedes - Benz .

Auto Expresso Oliveira , Auto Viação Santa Cruz e São Judas Tadeu adquiriram ônibus na Imperial em 1969.

Em 1970 a Empresa Senhor do Bonfim , com linhas para Água Fria , adquiriu dois monoblocos. A Imperial Transportes e a Expresso Justino adquiriram modelos O -352 Urbano.

Nesse ano foi reconhecida como a a maior revendedora Mercedes - Benz no Brasil.

Em 1971 a Nápoles adquiriu modelos O-332 . A São Judas Tadeu renovou sua frota com modelos O-352, OM-321 e LPO -344.

1973 - entregou 50 veículos a CTU. Borborema adquire 20 unidades. A Expresso 1002 também adquiriu 20 unidades.

Em 1975 a Imperial Diesel mudou para Estrada da Imbiribeira ( atual Mascarenhas de Moraes), onde hoje fica a locadora de veículos Localiza e na antiga sede ficou funcionando uma loja de autopeças. Uma das primeiras entregas na nova sede foram os 13 ônibus da CTU ( 8 opcionais - uma novidade para o Recife - e 5 convencionais).

Em 1977 a Imperial Diesel junto com a Caio Norte entregaram 30 ônibus chassi LPO 113 para a CTU.

Em 1978 a Vera Cruz adquiriu 10 ônibus carroceria tipo Emanuele com capacidade para 40 passageiros. A Empresa Nacional que operava as linhas Detran e Monsenhor Fabrício adquiriu 16 ônibus Gabriele II da Caio Norte. A CTU adquiriu 10 monoblocos O-362.

A Expresso 1002 adquiriu 12 unidades do monobloco O-362

Em 1980 a Expresso 1002 adquiriu 20 monoblocos O-364. A São Domingos iniciou no segmento de turismo adquirindo ônibus com chassi O-364.

Em 1984 a Empresa Senhor do Bonfim adquire 20 monoblocos urbanos .

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Comentários

Unknown disse…
Cadê as imagens das concessionárias.E uma ótima recordação.
Daniel Julio disse…
Veja neste link : https://www.transportes-daniel.blog.br/2019/01/norasa-mercedes-benz-serie-as.html
E a Novepe representante scania?