Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 5 de abril de 2020

Rodoviária Rio Pardo : os primeiros anos no Recife

Em 1966 a Rodoviária Rio Pardo , do empresário Ubirajara Gomes , já operava a linha Nova Descoberta. Sua garagem ficava no mesmo bairro , na Estrada do Brejo ( atual Vereador Otácilio Azevedo ) onde hoje está localizada a Empresa Pedrosa .

Em 1978 a empresa adquiriu dois ônibus na Vipel - Concessionária Marcopolo ( conheça ) , os veículos eram do modelo Veneza II , como na foto abaixo .

Em 1979 a Rio Pardo ( 20 ônibus ) disputava passageiros no bairro , outras três empresas faziam esse itinerário , Potengy , CTU ( 10 veículos ) e Expresso Walter ( 5 ) , que foi adquirida pela Transcol com o zoneamento de linhas da EMTU . Essa concorrência gerava muitos abusos por parte dos motoristas , dentre eles o excesso de velocidade na disputa por passageiros . Com toda essa concorrência , mesmo assim a Rio Pardo se destacava , apontada pelos passageiros como a que melhor atendia com relação a horários certos e ônibus novos .

Em setembro de 1980 saiu o zoneamento implantado pela EMTU , que dividiu as linhas do Grande Recife em 16 áreas , a Rio Pardo ficou com os corredores da Rui Barbosa e Rosa e Silva , formado pelo maior consórcio definido no zoneamento , do qual faziam parte , além da Rio Pardo , as empresas Transcol , Olindense e Tropical .

A Rodoviária Rio Pardo circulou até o ano de 2003 , como podemos ver neste outro post do blog ( ir para a página ) , mas no final dos anos 90 ela já passava por dificuldades .

01 de maio de 1998 - a justiça confisca ônibus da Rui Barbosa devido a uma batalha judicial com o Banco Bradesco onde a empresa apresentava uma dívida de R$ 776.347,27 referente ao financiamento de 10 veículos . Na época a Rio Pardo transportava 44 mil passageiros / dia e empregava 650 trabalhadores .

08 de dezembro de 2001 - EMTU proíbe a Rio Pardo de operar duas linhas de ônibus , as linhas 531 Casa Amarela ( Rosa e Silva ) e 533 Casa Amarela ( bacurau ) são transferidas para a Transcol . A Rio Pardo chegou a operar 13 linhas , sendo duas bacurais .

Pesquisa : Diário de Pernambuco e JC UOL

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...