Borborema , do começo da trajetória até a chegada da EMTU , nos anos 80

Em 1949 a Borborema já operava uma linha de ônibus para Nova Descoberta , e em 12 de outubro de 1955 a mesma firmou contrato com a prefeitura do Recife para exploração da linha de Casa Amarela .

Em 1957 a Rodoviária Borborema tinha sua sede na Rua Rosália Cisneiros , entrada do Vasco da Gama .

Em 1958 a mesma adquiriu seus dois primeiros ônibus papa - fila , importado por uma empresa pernambucana , da marca Alfa - Romeo , além deste , neste ano também foram adquiridos 10 urbanos da marca Mercedes - Benz , atingindo o número de 32 veículos em sua frota .

Em 1960 a empresa operava 28 ônibus na linha de Casa Amarela . A ameaça de perda da linha para os elétricos da CTU fez com que a empresa impetrasse  um mandado de segurança contra a mesma , mesmo assim foi deslocada para a linha do Vasco da Gama . 

Em 1963 a Borborema operava também na linha Alto José do Pinho . 

A briga Borborema x CTU

Em 1967 a CTU ganhou o direito de explorar sozinha a linha Vasco da Gama , depois de um mandado de segurança impetrado pela Borborema contra a empresa. Neste ano também a CTU foi acusada de ter apreendido através dos fiscais da prefeitura os ônibus que serviam a linha Vasco da Gama . Além de 34 ônibus fazendo o transporte coletivo , o Grupo Borborema , do Sr Artur Bruno Shwambach  tinha a Expresso Pernambuco , com 20 monoblocos  fazendo as linhas Recife / São Paulo e Recife / Rio . 

Em 1968 adquiriu 6 monoblocos para as linhas de Moreno e Vitória ; lançou também , o ônibus Magirus , na linha de Vitória de Santo Antão . 


Ônibus Magirus adquirido pela Borborema , recorte Diário de Pernambuco

Em 1971 a Borborema foi a primeira empresa particular a mostrar interesse em operar linhas circulares no Recife , com desaprovação pela CTU , que alegava que as linhas iriam prejudicar seus itinerários , o Sr . Artur Bruno Shwambach tentou junto ao DER e prefeitura , operar as linhas Afogados / Rio Branco / Casa Amarela e a Torre / Madalena .  

Em 1972 a Borborema implantou uma linha municipal para o bairro de Tejipió , uma vez que antes esse bairro era atendido apenas por linhas que passavam em seu trajeto , como Sucupira e Vitória . 


Recorte : Diário de Pernambuco 

Em 1973 a Borborema e Imperial Transportes impetrou mandado de segurança ao Detran para retirada dos terminais das suas linhas da zona sul do Cais de Santa Rita , fato que não agradou as outras empresas , a exemplo da CTU e Empresa Oliveira , que não concordavam com a mudança para as ruas da Concórdia e Imperial . Foi nesse ano também que a Borborema implantou o serviço de opcionais , com micro-ônibus confortáveis inicialmente na linha Aeroporto via Boa Viagem . 


Dois ônibus da Borborema utilizando o lava - rápido , imagem : Diário de Pernambuco

Ainda neste ano a empresa adquiriu um sistema de lavagem automatizado para os seus ônibus , o Lava Rápido DMR  ; o que proporcionava maior limpeza e rapidez na higienização dos seus 120 ônibus ...

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