Linhas bacurais do Grande Recife - a resistência das empresas e o sofrimento dos que precisavam dos ônibus da madrugada

Em 1968 a população reclamava da retirada pela Empresa Nápoles , do seu ônibus bacurau . 

Em 1973 apenas a CTU possuía bacurais , em todas as suas linhas ; porém no mesmo ano foi aprovada a lei municipal 11.209/73 que obrigava a toda permissionária de linhas de ônibus do Recife a manter o serviço entre 0 e 4 horas , com intervalo de 30 minutos no mínimo entre as viagens . Pelo perigo da operação , o artigo 2º da lei , falava sobre a colocação pelas autoridades policiais , de dispositivos de segurança nos veículos , para serem acionados em caso de assaltos ou agressão a motoristas e cobradores . 

Em 1976 o intervalo entre as viagens de cada linha passou a ser de 1 hora  , no entanto algumas empresas se negavam a operar suas linhas nesse horário devido a falta de segurança , que não era oferecida pelos órgãos competentes . Em 1978 a CTU deixou de oferecer o serviço bacurau em algumas de suas linhas , alegando prejuízo nesse tipo de transporte . 

Em 1980 , com o transporte já sob o comando da EMTU , o órgão fez uma exigência através de portaria a todas as empresas para volta dos bacuraus nas linhas determinadas pela mesma ; eram elas : Aeroporto , Candeias , Prazeres , UR - 11 , Ibura , Jordão , Curado , Jaboatão , Jardim São Paulo , Nova Descoberta , Casa Amarela , Dois Irmãos , Águas Compridas , Olinda , Alto Santa Terezinha e Alto José Bonifácio . 
Em 20 de setembro de 1980 , um sábado , 40 ônibus , de 20 empresas , cumpriram a determinação da EMTU , voltando a oferecer o serviço de bacurau. Os horários eram os seguintes : de segunda a sábado: saídas às 0 , 1 , 3 e 4 da manhã , e aos domingos : 0 , 1 , e 4 da manhã .  Novas localidades foram contempladas com o serviço de ônibus na madrugada : Várzea ,  Engenho do Meio , Camaragibe , São Lourenço , Guabiraba e Dois Unidos  ; a linha do Jordão era a mais utilizada nesse horário , as outras eram consideradas pelas empresas operantes deficitárias e com pouca rentabilidade , o que ocasionava , segundo a população , que as empresas não obedeciam a determinação por completo , colocando ônibus quando bem entendiam e em horários irregulares.  
As empresas relacionadas eram : Borborema , Vera Cruz , CTU , São Judas Tadeu , Metropolitano , Santa Cruz , Oliveira , AVS , Tropical , Rio Pardo , Brasília , Transcol , Aliança , Pedrosa , Olindense , São Paulo , Amapá , Machado , Oliveira e Nápoles .

Em 1983 as linhas Cavaleiro e Guanabara passaram a ter  o serviço de ônibus bacurau .  

Nos dias atuais , são mais de 40 linhas fazendo o transporte da população na madrugada , veja a matéria

Pesquisa : Diário de Pernambuco 

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