Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 15 de maio de 2021

Expresso Vera Cruz - os primeiros anos de operação

Em Maio de 1965 a Expresso Vera Cruz através do seu presidente Eufrásio Eleutério Lorêdo , adquiriu alguns ônibus do modelo Internacional , chassi preferível na época . A renovação da frota foi para a sua linha 75 - Totó , da qual era concessionária na década de 60 . Em 1969 a linha mudou seu itinerário , atendendo  via Rua da Lama ( Cordeiro ) , Estrada dos Remédios e Afogados . 

Em 1966 as oficinas da empresa funcionava na Rua São Miguel em Afogados . 

                                       Imagem : Diário de Pernambuco

Em 1972 a Expresso Vera Cruz já estava operando na linha de Cajueiro Seco e sendo comandada pelo empresário José Faustino dos Santos , mesmo dono da São Judas Tadeu .

Em 1976 adquiriu junto a Caio Norte , 54 modelos Gabriela , e já operava nas linhas : Três Carneiros , Vila da Cohab , Cajueiro Seco , Jardim Jordão e Prazeres . 

Em 1978 adquiriu 10 ônibus Emanuele , num total de 35 encomendados  na Imperial Diesel . Sua frota já era de 104 veículos , e já operava também nas linhas UR 11 , UR 5 e Alto Dois Carneiros. 

Em 1979 recebeu 25 ônibus produzidos na Reciferal ( veja a matéria )  , fábrica da marca Ciferal que existiu no município de Jaboatão . A entrega se deu nas novas instalações da Expresso Vera Cruz , na BR 101 em Prazeres ; neste ano a empresa já tinha uma frota de 124 veículos e havia ganhado a operação de mais duas linhas : Guararapes e Córrego da Gameleira . 

Em março de 1980 os diretores da Expresso Vera Cruz / Auto Viação Cruzeiro inauguraram as novas instalações do grupo , localizada na BR 101 em Prazeres . 

Em 1987 a Vera Cruz operava as linhas da Vila do Ipsep , Sudene , Pinheiros , Cajueiro Seco , Prazeres e Muribeca . 

Em 1989 a Expresso Vera Cruz adquiriu 24 ônibus urbano Scania S 112 

Imagem : Lexcar Brasil


Pesquisa : Diário de Pernambuco 

3 comentários:

mauricio disse...

andei nesse modelo nos anos 90 no recife,tinha um ronco enorme o escapamento e o capo do motor tambem era grande deixando o motorista sozinho la na frente,um exemplar robusto.

Anônimo disse...

Era muito massa esses Scania pena que acabou e não teve mais nenhum Scania urbano.👍

Maurício disse...

No ano de 1981 eu já andava de Vila da Sudene da empresa Vera Cruz. Nessa época existia o Opcional Vila da sudene. Os Scania eu andei muito neles. Na época uma tia minha já falecida, morava no conjunto Muribeca e eu ia muito lá de Scania. É poca saudosa. Esses ônibus tinham um ronco bem alto seguido de um uivo que se ouvia de muito longe.

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...