Expresso Vera Cruz - os primeiros anos de operação

Em Maio de 1965 a Expresso Vera Cruz através do seu presidente Eufrásio Eleutério Lorêdo , adquiriu alguns ônibus do modelo Internacional , chassi preferível na época . A renovação da frota foi para a sua linha 75 - Totó , da qual era concessionária na década de 60 . Em 1969 a linha mudou seu itinerário , atendendo  via Rua da Lama ( Cordeiro ) , Estrada dos Remédios e Afogados . 

Em 1966 as oficinas da empresa funcionava na Rua São Miguel em Afogados . 

                                       Imagem : Diário de Pernambuco

Em 1972 a Expresso Vera Cruz já estava operando na linha de Cajueiro Seco e sendo comandada pelo empresário José Faustino dos Santos , mesmo dono da São Judas Tadeu .

Em 1976 adquiriu junto a Caio Norte , 54 modelos Gabriela , e já operava nas linhas : Três Carneiros , Vila da Cohab , Cajueiro Seco , Jardim Jordão e Prazeres . 

Em 1978 adquiriu 10 ônibus Emanuele , num total de 35 encomendados  na Imperial Diesel . Sua frota já era de 104 veículos , e já operava também nas linhas UR 11 , UR 5 e Alto Dois Carneiros. 

Em 1979 recebeu 25 ônibus produzidos na Reciferal ( veja a matéria )  , fábrica da marca Ciferal que existiu no município de Jaboatão . A entrega se deu nas novas instalações da Expresso Vera Cruz , na BR 101 em Prazeres ; neste ano a empresa já tinha uma frota de 124 veículos e havia ganhado a operação de mais duas linhas : Guararapes e Córrego da Gameleira . 

Em março de 1980 os diretores da Expresso Vera Cruz / Auto Viação Cruzeiro inauguraram as novas instalações do grupo , localizada na BR 101 em Prazeres . 

Em 1987 a Vera Cruz operava as linhas da Vila do Ipsep , Sudene , Pinheiros , Cajueiro Seco , Prazeres e Muribeca . 

Em 1989 a Expresso Vera Cruz adquiriu 24 ônibus urbano Scania S 112 

Imagem : Lexcar Brasil


Pesquisa : Diário de Pernambuco 

Comentários

mauricio disse…
andei nesse modelo nos anos 90 no recife,tinha um ronco enorme o escapamento e o capo do motor tambem era grande deixando o motorista sozinho la na frente,um exemplar robusto.
Anônimo disse…
Era muito massa esses Scania pena que acabou e não teve mais nenhum Scania urbano.👍
Maurício disse…
No ano de 1981 eu já andava de Vila da Sudene da empresa Vera Cruz. Nessa época existia o Opcional Vila da sudene. Os Scania eu andei muito neles. Na época uma tia minha já falecida, morava no conjunto Muribeca e eu ia muito lá de Scania. É poca saudosa. Esses ônibus tinham um ronco bem alto seguido de um uivo que se ouvia de muito longe.

Diário do Transporte

Blog Grande Recife notícias Mobilidade Pe

MOB Ceará

Ônibus & Transporte

Busão de Natal