Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2022

Itapemirim , os primeiros anos a serviço do Recife

Em 1970 o Sr. Camilo Cola esteve em visita ao Recife , nas instalações da Imperial Diesel , na época a Itapemirim era a segunda maior do Brasil no segmento rodoviário , na ocasião , anunciou a implantação da linha Recife / Vitória ( Cachoeira do Itapemirim ).

Em maio de 1971 a Ita passou a operar as linhas partindo de Recife para Rio e São Paulo , adquiridas da Auto Viação Progresso . A empresa já apresentava números surpreendentes , possuindo 600 ônibus e tendo a maior frota de coletivos Mercedes Benz do mundo. O lançamento das linhas teve até coquetel , com show do rei Roberto Carlos , Elis Regina e Luiz Gonzaga , vê só ! 

Neste ano adquiriu junto a Autoviária Senhor do Bonfim o direito de exploração da linha Recife / Salvador. 

Em setembro de 1972 a Itapemirim lançou o Rodonave ( o ônibus leito mais confortável do país naquela época ) ligando o Recife ao Rio de Janeiro e São Paulo , com uma redução de 6 horas no percurso , pois tinha somente 3 paradas em todo o trajeto. Saindo do Recife às 21 horas e chegando ao destino 32 horas depois. Os coletivos ficaram presentes na Praça da Independência durante todo o dia , para apreciação dos recifenses.

                          

                          

A Itapemirim tinha uma garagem na Mário Melo em Santo Amaro, onde em dezembro 1972 foram apresentados os novos ônibus OM 355 ( Mercedes ) importados , aproveitando da inauguração da ampliação da área.

Em 1977 comprou da Viação Princesa do Agreste as linhas Serra Talhada / São Paulo e Caruaru / São Paulo. No mesmo ano adquiriu da mesma empresa as linhas Caruaru / Brasília e Recife / Brasília. 

Outras aquisições:

1979

Recife / Belo Horizonte 

Da Viação João Teotônio :

Arcoverde / São Paulo , Caruaru / São Paulo 

Da Expresso Paraibano :

Recife / Guarabira


Em 1985 a garagem da Itapemirim já se localizava na Estrada do Bongi .

Pesquisa : acervo digital jornais locais 

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns 👏🏻👍🏻👏🏻 pelo Blog e publicação sigo o OB e a Viação João Teotônio ganhou até uma pág difícil ver registro dessa Empresa Pernambucana de Caruaru Vlw

Daniel Julio disse...

Obrigado , volte sempre

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...