Os ônibus que circulavam no Recife na década de 70 eram fruto de uma indústria sem regulamentação , o que resultava em inúmeros tipos diferentes de produto ( ônibus ) ; muitos deles desconfortáveis , de acesso difícil , mal iluminados , de pouca ventilação , portas e corredores estreitos e faziam um ruído que incomodava a audição dos usuários e dos motoristas que trabalhavam o dia todo no equipamento . Além disso consumiam muito combustível , em resumo , não se fabricava pensando no conforto das pessoas .
Projetado pela EBTU ( Empresa Brasileira de Transportes Urbanos ) em dezembro de 1979 , o Projeto Padron - Padronização dos Ônibus Urbanos ganhou as ruas do Recife no início dos anos 80.
Apesar do conforto e padronização elogiados por muitos , o impecilho dos ônibus Padron era o preço , pois custava o dobro de um monobloco convencional .
Iniciaram por aqui justamente no mês previsto pelo órgão federal , outubro de 1980 ( apesar de já ter sido testado em São Paulo e Porto Alegre ) , em teste por 1 mês na linha Cidade Universitária / Boa Viagem , operada pela CTU .
Dados do veículo
Porta de 1,20 m de largura
Movido a óleo diesel
Veículo mais baixo
Borboleta mais larga
Freio hidráulico
Saída só com as portas fechadas
Carrocerias : Marcopolo , Caio e Ciferal
Motor : Volvo e Mercedes
Chassi : Volvo B 58
Transmissão : automática
Direção hidráulica
Vida útil : 10 a 12 anos
Viagem inaugural
Apresentação a políticos e empresários , o ônibus Padron saiu da prefeitura do Recife cumprindo o seguinte itinerário : Ponte Buarque de Macedo , Palácio do Campo das Princesas , ponte Princesa Isabel , Rua da Aurora , ponte do Limoeiro , retornando a Prefeitura.
Em novembro de 1980 os cinco ônibus em teste por aqui , passaram a trafegar na linha Engenho do Meio . Previstos para ficar só até o mês de novembro , devido a aceitação do público o GEIPOT prorrogou o empréstimo por mais 15 dias , totalizando 41 dias em operação na cidade , depois seguiu para Belo Horizonte , Salvador e a última etapa dos testes foi no Rio de Janeiro.
Curiosidade
Quem inaugurou o ônibus Padron em Recife foi o Papa , numa visita a capital , o pontífice foi transportado do Palácio dos Manguinhos ( sede do governo ) até o aeroporto do Recife.
Primeira linha depois do teste
Em abril de 1981 o Recife foi a primeira cidade a comprar ônibus Padron , mesmo os veículos ainda em período de testes pelo Brasil. A Marcopolo forneceu as carrocerias montadas sobre chassi Volvo.
Em junho os primeiros cinco ônibus Padron adquiridos pela CTU iniciaram na linha da Várzea . Eles tinham capacidade para 86 passageiros , sendo 35 sentados.
Em outubro de 1982 a CTU já possuía 15 ônibus Padron em operação , sendo 7 na linha do Engenho do Meio e 8 na linha da Várzea.
Em setembro de 1985 a CTU adquiriu para testes um novo ônibus Padron , montado sobre chassi MBB , o chamado Padron II , com capacidade para 105 passageiros.
Em novembro de 1986 a CTU adquiriu 17 ônibus modelo Padron Águia , produzidos pela Thamco.
Em agosto de 1989 a Expresso Vera Cruz recebeu 24 ônibus Scania Padron , para operação nas linhas : Muribeca , Conjunto Marcos Freire , Jordão Alto e Jordão Baixo .
Pesquisa : Diário de Pernambuco , O Poti ( RN )
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