Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Auto Viação Santa Cruz - do início ao fechamento

 O empresário do ramo de comércio Josué Adolfo da Silva iniciou as atividades com a Auto Viação Santa Cruz no ano de 1957 , explorando a linha Recife / Sucupira . 

Ônibus da Santa Cruz : crédito na foto 

Em 1960 sua garagem estava localizada na Rua Dom Antônio Viçoso , 248 , Barro .

Em 1963 expandiu o atendimento dos seus ônibus para a linha Recife / Jaboatão e de Jaboatão para o Curado II .

Em 1971 a garagem da empresa já era na Marechal Cândido Rondon em Sucupira. 

Em fevereiro de 1979 a Santa Cruz possuía também 10 micro-ônibus explorando a linha Jaboatão / Cavaleiro . Neste mesmo ano a empresa renovou sua frota com 20 ônibus Marcopolo San Remo , aumentando o número de veículos para 68 ônibus a serviço da população.

Relembre as linhas que a Santa Cruz operava no início do zoneamento feito pela EMTU 

Acesse

Área 05 

Área 17 

Em janeiro de 1987 a linha Jaboatão / Curado II teve seu itinerário prolongado até o TIP.

Em dezembro de 1996 a EMTU emitiu a seguinte portaria a favor da Santa Cruz :

Considerar autorizado, em caráter excepcional e por um prazo de 90 (noventa) dias, a inclusão de 17 (dezessete) veículos a ''Diesel'' com mais de 07 (sete) anos de idade na frota da AUTO VIAÇÃO SANTA CRUZ LTDA, condicionada a uma rigorosa vistoria mecânica, para operar as linhas do SISTEMA INTEGRADO MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, a partir de 15.12.96.

Em 2008 a linha 103 UR 11 / Barro foi desmembrada em duas : passando também a realizar viagens da Estação do Barro até a Ceasa; até a Ceasa a linha de ônibus passou a ter identificação 104 BARRO/CEASA;

Em 2010 a linha 200 Jaboatão ( Parador ) passou  ser compartilhada com a Empresa Metropolitana , na proporção de 91,7 % da frota sendo da Santa Cruz e o restante da Metropolitana. 

A Auto Viação Santa Cruz foi extinta no ano de 2014 , após a primeira etapa da licitação de linhas do Grande Recife,  que até hoje não foi concluída. 


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...