Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Grandes avenidas da RMR - General Manuel Rabelo

Manuel Rabelo nasceu em Barra Mansa ( RJ ) no dia 11 de janeiro de 1878 , filho de Eduardo Rabelo e Maria Teodora Marcondes dos Reis , neta do barão de Rio Claro . Sentou praça em março de 1983 , apresentando - se à Escola Militar do Rio de Janeiro , então Distrito Federal . Ainda no mesmo ano foi mobilizado para o combate à Revolta da Armada , levante de parte da Esquadra que visava à derrubada de Floriano Peixoto . Iniciado em setembro de 1983 na baía de Guanabara , o movimento estendeu-se até Santa Catarina e foi dominado em março de 1894 . Em janeiro de 1986 , Rabelo desligou - se da Escola Militar do Rio Grande do Sul . Retornou ao Rio em 1898 , reingressando na mesma academia do Exército .  Bacharelou - se finalmente em matemática e ciências físicas e mais tarde em engenharia militar . 

Avenida General Rabelo

Alferes - aluno em 1901 , era adepto do positivismo e pertenceu ao grupo de discípulos do tenente - coronel Benjamin Constant Botelho de Magalhães , um dos principais articuladores do movimento militar que culminou com a proclamação da República em 1889 . 

No dia 18 de julho de 1932 , em meio ao movimento paulista ( Revolução Constitucionalista ) , que só terminaria em 1º de outubro , Manuel Rabelo foi nomeado comandante interino da circunscrição militar de Campo Grande / MS . Em setembro foi promovido a general de brigada e em março do ano seguinte foi nomeado para o comando da 7ª RM , sediada em Recife. 

Como sempre preocupado com questões sociais , e impressionado com a miséria em Recife , em agosto de 1935 procurou apresentar soluções para o problema dos mocambos , promovendo reuniões com membros do governo estadual e da Igreja . 

Fonte : CPDOC/FGV - verbetes


Mobilidade 

A Avenida General Manuel Rabelo corta 4 bairros de Jaboatão dos Guararapes : Sucupira , Socorro , Engenho Velho e Santo Aleixo. É onde fica localizado o quartel do 14. Batalhão de Infantaria Motorizado , talvez seja daí a ligação do nome da avenida com o militar . Pela avenida passam dezenas de linhas de ônibus,  que atendem terminais integrados , zona sul do Recife , e área central da capital , além disso , algumas linhas da zona da mata trafegam pela via , como as com destino a Vitória de Santo Antão .

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...