Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Ponte do Maduro - lugares do Recife

O nome Ponte do Maduro deriva de Manuel de Barros Maduro , que serviu na luta contra os holandeses em 1638 . Servia como passagem entre os distritos de Encruzilhada e Santo Amaro já nessa época . 

Em 1875 a Ponte do Maduro foi completamente incendiada .

Em 1877 foi autorizada a obra de reconstrução da ponte e concluída em 1879 .

No início dos anos 1900 a Ponte do Maduro era utilizada em constantes exercícios militares realizados pelas polícias do Rio de Janeiro e de Pernambuco .

Em 1920 a ponte de madeira apresentava mínimas condições de tráfego de veículos e pessoas , ocorrendo acidentes constantemente. Em 1924 ela teve reparos feitos pela prefeitura. 

Ponte do Maduro é um bairro ?

A área chamada Ponte do Maduro era bem maior que a que  existe hoje , desapropriações foram feitas para abertura da avenida Agamenom Magalhães , construção do Centro de Convenções e do Shopping Tacaruna . Porém não é um bairro delimitado e reconhecido pela prefeitura , trata - se de uma área extensa que compreende terras de Campo Grande e Santo Amaro , 

localidade Ponte do Maduro nos anos 40

Entre 1948 e 1952 barcos carregados de carvão adentravam o Canal do Tacaruna até atingir a Ponte do Maduro , no lugar do porto de mesmo nome , onde negociavam o mineral obtido em Goiana e Itamaracá . 

A velha Ponte do Maduro era caminho também dos trens da Great Western , na linha de Limoeiro , hoje é a atual Avenida Norte . 

Projeto Ponte do Maduro 

Ponte do Maduro , entre os bairros de Santo Amaro , Torreão e Encruzilhada

A luta dos moradores pela área se fortaleceu na década de 70 , precisamente no ano de 1976 , quando o governo iniciou a desapropriação de uma grande área na Ilha do Joaneiro para construção da sede da COHAB , o que fez as comunidades do entorno se unirem e iniciarem a luta pela posse da terra . 

Em 1980 foi lançado um projeto de urbanização chamado Ponte do Maduro , que beneficiaria quatro comunidades : Santo Amaro , Santa Terezinha , Ilha do Joaneiro ( em homenagem ao senhor José de Oliveira S. Joaneiro , proprietário de lanchas ( barcaças ) de transporte de mercadorias ) e Chié  ; onde residiam já neste ano mais de 30 mil pessoas . Essas áreas foram ocupadas ainda nos anos 30 , ás margens do que é hoje a Avenida Agamenom Magalhães , foram edificadas sobre aterros dentro do mangue que margeava o canal . 

O projeto Ponte do Maduro foi uma luta da própria população em defesa da área , uma vez que era previsto a construção de prédios da administração pública naquele local . 

Em 1982 foi iniciado de fato a primeira etapa do projeto , com o apoio da Cohab , que consistiu em drenagem , abertura de canais , aterro e abertura de ruas . No entanto , o projeto foi engavetado pelo BNH ( Banco Nacional de Habitação ) e só voltou a ser tocado em 1989 , com apoio e financiamento da Caixa . Foi considerada a maior ação de recuperação de favelas de todos os tempos em Pernambuco .  

Em 1987 as comunidades da Ponte do Maduro passaram a contar com água da Compesa . Em 1989 foi aberta a Rua Odorico Mendes , passando por dentro das comunidades da Ponte do Maduro .  

Promessa de governos anteriores , os primeiros títulos de posse da terra só vieram a ser obtidos por uma das comunidades do projeto ( a Ilha do Joaneiro ) no ano de 2015

Pesquisa : jornais locais digitalizados 

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...