O nome Ponte do Maduro deriva de Manuel de Barros Maduro , que serviu na luta contra os holandeses em 1638 . Servia como passagem entre os distritos de Encruzilhada e Santo Amaro já nessa época .
Em 1875 a Ponte do Maduro foi completamente incendiada .
Em 1877 foi autorizada a obra de reconstrução da ponte e concluída em 1879 .
No início dos anos 1900 a Ponte do Maduro era utilizada em constantes exercícios militares realizados pelas polícias do Rio de Janeiro e de Pernambuco .
Em 1920 a ponte de madeira apresentava mínimas condições de tráfego de veículos e pessoas , ocorrendo acidentes constantemente. Em 1924 ela teve reparos feitos pela prefeitura.
Ponte do Maduro é um bairro ?
A área chamada Ponte do Maduro era bem maior que a que existe hoje , desapropriações foram feitas para abertura da avenida Agamenom Magalhães , construção do Centro de Convenções e do Shopping Tacaruna . Porém não é um bairro delimitado e reconhecido pela prefeitura , trata - se de uma área extensa que compreende terras de Campo Grande e Santo Amaro ,
localidade Ponte do Maduro nos anos 40 |
Entre 1948 e 1952 barcos carregados de carvão adentravam o Canal do Tacaruna até atingir a Ponte do Maduro , no lugar do porto de mesmo nome , onde negociavam o mineral obtido em Goiana e Itamaracá .
A velha Ponte do Maduro era caminho também dos trens da Great Western , na linha de Limoeiro , hoje é a atual Avenida Norte .
Projeto Ponte do Maduro
Ponte do Maduro , entre os bairros de Santo Amaro , Torreão e Encruzilhada |
A luta dos moradores pela área se fortaleceu na década de 70 , precisamente no ano de 1976 , quando o governo iniciou a desapropriação de uma grande área na Ilha do Joaneiro para construção da sede da COHAB , o que fez as comunidades do entorno se unirem e iniciarem a luta pela posse da terra .
Em 1980 foi lançado um projeto de urbanização chamado Ponte do Maduro , que beneficiaria quatro comunidades : Santo Amaro , Santa Terezinha , Ilha do Joaneiro ( em homenagem ao senhor José de Oliveira S. Joaneiro , proprietário de lanchas ( barcaças ) de transporte de mercadorias ) e Chié ; onde residiam já neste ano mais de 30 mil pessoas . Essas áreas foram ocupadas ainda nos anos 30 , ás margens do que é hoje a Avenida Agamenom Magalhães , foram edificadas sobre aterros dentro do mangue que margeava o canal .
O projeto Ponte do Maduro foi uma luta da própria população em defesa da área , uma vez que era previsto a construção de prédios da administração pública naquele local .
Em 1982 foi iniciado de fato a primeira etapa do projeto , com o apoio da Cohab , que consistiu em drenagem , abertura de canais , aterro e abertura de ruas . No entanto , o projeto foi engavetado pelo BNH ( Banco Nacional de Habitação ) e só voltou a ser tocado em 1989 , com apoio e financiamento da Caixa . Foi considerada a maior ação de recuperação de favelas de todos os tempos em Pernambuco .
Em 1987 as comunidades da Ponte do Maduro passaram a contar com água da Compesa . Em 1989 foi aberta a Rua Odorico Mendes , passando por dentro das comunidades da Ponte do Maduro .
Promessa de governos anteriores , os primeiros títulos de posse da terra só vieram a ser obtidos por uma das comunidades do projeto ( a Ilha do Joaneiro ) no ano de 2015 .
Pesquisa : jornais locais digitalizados
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