Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Lugares de Pernambuco - Aldeia

Onde fica Aldeia ?

 A área de preservação ambiental Aldeia - Beberibe compreende terras de 8 municípios , apesar de ser mais conhecida como pertencente a Camaragibe , onde o trecho localizado no município leva o nome da reserva , a sua maior parte está localizada em Abreu e Lima ; os outros municípios por quais se espalham essa reserva ambiental são : Araçoiaba , Igarassu , Paudalho , Paulista , Recife e São lourenço da Mata .

Em 1950 Aldeia começava a ser povoada pela população que adquiria granjas e chácaras no percurso onde ia dar nas instalações militares do CMINC ( Centro de Instrução do Exército ) , principalmente após os melhoramentos na estrada ocorridos neste ano . 

A localidade Pau Ferro , ás margens da Estrada de Aldeia foi adquirida pela Terrenos Construções S/A e dividida em granjas , sítios e lotes . 

A fonte de Águas Finas funciona como parque desde 1970 .


Terminal da linha municipal Aldeia / Araçá

A Estrada de Aldeia ( PE 27 ) , principal via , vai até Araçoiaba , e dá acesso a diversas comunidades ao longo do trajeto : Vera Cruz , Chã de Peroba , Pau Ferro , Borralho , Chã de Cruz , etc . Ela foi aberta pelo Exército ainda na década de 40 para dar acesso ao CMNIC , onde acontecia os treinamentos para a segunda guerra mundial , sendo na época  a mais extensa via pavimentada para o interior .

Imóveis 

Aldeia se caracteriza pela venda de lotes urbanizados  , condomínios fechados de alto luxo e casas de campo , a área vem em constante crescimento ao longo dos anos ,  trazendo consigo uma estrutura de comércio e serviços . 

Mobilidade 

Por Aldeia circulam algumas linhas de ônibus , tanto municipais quanto integrantes do STTP , ligando o TI Camaragibe a Vera Cruz , Chã de  Cruz e Araçoiaba .

A população local e flutuante que depende de ônibus para deslocamento pra fora de Aldeia reclama da insuficiente quantidade principalmente nos finais de semana , quando aumenta o fluxo de pessoas devido aos parques aquáticos localizados na área. Nos domingos e feriados chegam a esperar 40 minutos por um ônibus para Camaragibe. 

A linha municipal que vai até a divisa com Abreu e Lima na entrada da PE 18 é a Aldeia / Araçá via Vera Cruz .

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...