Até 1956 a Empresa Nossa Senhora do Pilar era a concessionária na linha de Itamaracá , com apenas três ônibus .
Em 1958 foi fundada a Itamaracá Transportes, operando com 7 veículos em poucas linhas.
No início dos anos 60 a Itamaracá adquiriu a frota da Linhas Unidas do Recife, que desistiu de operar na cidade com a chegada da CTU; a Ita, como é chamada carinhosamente pelos busólogos, conseguiu a concessão das suas primeira linhas : Recife / Itamaracá, Recife / Igarassu e Recife / Itapissuma.
Adquiriu mais um ônibus no final do ano 1960, chegando a oito veículos em sua frota.
Em outubro de 1967 a Transportada Itamaracá foi a empresa que adquiriu o centésimo ônibus produzido pela Caio Norte . ( ver matéria )
No final dos anos 60 e início de 1970 a disputa ferrenha por passageiros entre a Itamaracá e a Oliveira era motivo de muitos acidentes , devido a velocidade em excesso.
Em 1970 a Itamaracá fazia a linha Recife / Goiana / Ponta de Pedras .
Em janeiro de 1971 um ônibus da empresa precipitou - se no Rio Beberibe devido a alta velocidade , caindo da ponte do Tacaruna e ferindo 19 pessoas.
Em abril a Transportadora Itamaracá tinha apenas 34 ônibus contra 76 da Expresso Oliveira .
Em julho de 1973 a Itamaracá renovou sua frota com 6 ônibus Ciferal .
Em 1974 fazia a linha Igarassu e Nova Cruz / Igarassu .
Em novembro um grave acidente matou 8 e feriu 44 , o fato ocorreu na estrada de Itamaracá.
Em 1975 a Transportadora Itamaracá chegou a ter uma garagem na Herculano Bandeira , bairro do Pina e uma oficina na Rua Araripina , em Santo Amaro .
Em 1979 suas linhas eram : Itamaracá , Igarassu , Itapissuma e Ponta de Pedras.
Em 1981 foi reativada a linha Cruz de Rebouças / Recife , com oito ônibus .
1983 Igarassu / Araçoiaba
Em 1987 fazia as linhas :
Abreu e Lima ( Caetés III )
Igarassu
Itapissuma
Itamaracá
Usina São José
Abreu e Lima ( Desterro )
Caetés I
Igarassu / Paulista
Comentários