Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Marcopolo - história, destaques e curiosidades - parte I

  Fundada em 1949 com a razão social Nicola & Cia Ltda, o novo nome surgiu com o lançamento do ônibus Marcopolo, lançado no VI Salão do Automóvel em São Paulo em 1968

Primeiros ônibus da Marcopolo, fabricados ainda em madeira

Em 1954 se tornou Sociedade Anônima. 

O ônibus Marcopolo apresentado em 1968 no Salão do Automóvel foi o primeiro ônibus monobloco fabricado por uma empresa genuinamente nacional.

Em junho de 1970 a Carrocerias Eliziário e a Nicola se uniram.

Em novembro foram lançados os modelos Marcopolo II e o Veneza , também no Salão do Automóvel de São Paulo . 

Em 1971 a Penha adquiriu 50 unidades na Marcopolo montados sobre chassi Scania com suspensão a ar, uma novidade para o Brasil.

Em 1974 surge o Marcopolo III, também apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.

Curiosidade - o novo ônibus da encarroçadora rodou durante 8 meses por 110 mil km de estradas, incluindo trechos íngremes das rodovias Cuiabá - Santarém, Estreito - Marabá e Belém - Brasília, na época ainda não pavimentadas;  29 itens de fabricação do ônibus foram atualizados em relação ao modelo II . 

A concepção do Veneza Expresso teve participação da nordestina Cummins 

Foi apresentado também o Veneza Expresso, concebido para operar no sistema expresso de Curitiba. 

Em 1976 uma das maiores compras foi efetuada pela Penha de Curitiba, com a compra de 150 unidades do Marcopolo III.

Em 1977 produzia o Marcopolo Junior em Caxias do Sul, foi lá também que adquiriu as encarroçadoras Nimbus S.A ( fabricante do luxuoso Haragano ) e a Carrocerias Elizário ( fabricante do Veneza II ) . 

Neste ano foi fornecida para a Reunidas Paulista a carroceria de n.11.000 do Marcopolo III

Marcopolo III - SE
 
Em julho de 1978 mais um lançamento, dessa vez da carroceria Marcopolo III - SE, nas versões rodoviária e leito. Começaram neste ano os testes do troleibus da Marcopolo, com inovações que superariam os modelos que já rodavam na Europa fabricados por empresas estrangeiras. 

ônibus sendo entregue a Progresso de Alagoas

Por aqui, a Rodoviária Rio Pardo e a Auto Viação Progresso adquiriram unidades do Veneza II junto a Vipel ( representante da Marcopolo no Nordeste com sede em Recife ) .

Neste ano foi inaugurada a fábrica-piloto da Marcopolo em Pernambuco, na Rua Rio Una, no Ibura, utilizada para reposição de peças e reforma de carrocerias.

Enquanto na Norasa foram apresentados o Marcopolo III e o lançamento San Remo.

Ainda em dezembro deste ano foram entregues unidades Marcopolo as empresas Auto Viação Santa Cruz e Olindense.


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...