Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Marcopolo - história, destaques e curiosidades - parte II

 

A Auto Viação Santa Cruz adquiriu o lançamento San Remo

Cartaz comemorativo aos 30 anos da Marcopolo, publicado em 1979

Em 1979 a Marcopolou forneceu para as empresas locais: Princesa do Agreste, Rodoviária Rio pardo, Colégio Santa Maria, Transportadora Olindense, Amapá Turismo e Expresso Boa Vista. O Marcopolo II foi adquirido pela Auto Viação Santa Cruz e Transportadora Olindense.  

Em fevereiro 20 unidades do San Remo foram entregues a Auto Viação Santa Cruz

Foi iniciada a construção da fábrica de Betim em Minas Gerais, inaugurada em 1980 para atender aos mercados do Espírito Santo, Goiás, Brasília e o Nordeste.

Em 1981 entrou em operação a fábrica Ana Rech, em Caxias do Sul. Em Recife foram adquiridos  novos ônibus pelas empresas Progresso, Princesa do Agreste, a Rodoviária Machado ( 15 San Remos ) e a Borborema com várias unidades do Marcopolo Junior.

Em 1982 lançou o Sanremo II . 

A Marcopolo já era exportadora dos seus produtos para diversos países, principalmente na América do Sul, onde neste ano enviou para o Peru, cento e noventa e três ônibus, modelo Marcopolo III adaptados para as condições de altitude do país.

Foi considerada uma mega operação , quando enviou em comboio, 193 unidades de ônibus para o Peru, enfrentando temperaturas de 7 graus negativos e estradas difíceis de trafegar . 

Lançamento do novo Torino: recorte revista OTM


Marcopolo Viaggio

                                       
 Em 1983 começou a ser produzida a geração IV da Marcopolo, com o lançamento dos novos ônibus:  Viaggio, Torino e Strada. 

A evolução do Marcopolo Paradiso

Em 1984 foi lançado o Paradiso, o maior ônibus brasileiro na época,com 13,2 metros de comprimento e 3,95 de altura e também o primeiro high deck ( piso alto ) fabricado em solo brasileiro, no mesmo ano começou a ser fabricado o micro-ônibus Senior. Enquanto isso a fábrica da encarroçadora em Betim paralisou as atividades, acumulando prejuízos devido a queda na demanda nacional na aquisição de novos ônibus pelas empresas principalmente no setor urbano. 

Em 1987 foi inaugurada a Marcopolo Paraná, para montagens de vans e componentes de ônibus.

Em 1989 a Marcopolo lançou uma linha exclusiva de microônibus destinada a exportações para o mercado norte - americano , apelidado de Shutle bus .

Perdeu a primeira matéria ? Acesse : Marcopolo - história, destaques e curiosidades - parte I



Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...