Ciclismo

Ciclismo
Tudo sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 30 de julho de 2023

Auto Viação Santo Antônio

 Em 1943 por iniciativa do Sr. Antônio Coelho de Farias , surgiu a Auto Viação Santo Antônio com apenas 1 ônibus fazendo a ligação do subúrbio de Campo Grande com o centro do Recife . 

Em 1945 a empresa já possuía 6 ônibus, mas a população reclamava das condições dos veículos, comparados às beliscadas, meio de transporte de péssima qualidade que circulava naquela época. 

Em 1946 substituiu com 5 de seus ônibus a Auto Viação Potiguar na linha do Hipódromo.

Em 1947 a empresa já possuía 13 ônibus fazendo o itinerário: 

Circular de Campo Grande, Estrada de Belém, Encruzilhada, Avenida João de Barros, Avenida Visconde de Suassuna,  Ruas do Hospício, Riachuelo, Aurora, Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Rua Nova, terminal no Edifício Sul América, retorno pela 10 de Novembro ( Guararapes ), Ponte Duarte Coelho. 

ônibus da Auto Viação Santo Antônio

Era acusada de apenas pintar seus ônibus e não renovar a frota , pois a motorização continuava a mesma , o que fazia os " novos ônibus " quebrarem com frequência . Era uma época que ainda rodava os bondes da Tramways e a Pernambuco Autoviária desfilava seus carros luxuosos , inclusive acusados de concorrência indevida nas linhas das empresas menores .

Em 1948 era responsável pelas linhas: Hipódromo, Campo Grande, Sítio Novo e Peixinhos. Colocava neste ano mais 10 ônibus em circulação, adquiridos nos Estados Unidos. Fazia o transporte humano e de mercadorias, conhecidos como de 1ª e 2ª classes. Até este ano era concessionária exclusiva da Estrada de Belém, uma vez que foi derrubado um mandado de segurança da Pernambuco Autoviária solicitando o tráfego dos seus ônibus da linha de Salgadinho pela via. 

A linha Hipódromo tinha o seguinte itinerário:

Hipódromo, Estrada de Belém, Encruzilhada, Avenida João de Barros, Rua do Príncipe, Hospício, Imperatriz, Rua Nova, Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda, Circular, Avenida Rio Branco, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Primeiro de Março.

Em 1949 um fato curioso, 42 holandeses nudistas foram transportados pela viação para a praia de Boa Viagem, abordados pela polícia por denúncia de populares, incomodados com a cena dos estrangeiros tomando banho nus em plena praia. 

Neste ano a Linhas Unidas substituiu a Auto Viação Santo Antônio, quando o proprietário da última se uniu a Auto Viação Imaculada, garagem à Rua Santa Maria em 1961 , Mario Sette em Campo Grande.

Pesquisa e imagem: Diário da Manhã

Conheça outras empresas da Enciclopédia do Transporte Pernambucano



Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...