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Engenho do Meio - histórias do bairro

Em 1840 as terras do Engenho do Meio, situadas na Várzea pertenciam a Thomaz de Carvalho Paes de Andrade. O Engenho do Meio ficava entre o Engenho Santo Antônio e o São João. 

O Forte Arraial do Bom Jesus foi construído em terras do Engenho do Meio, pertencente a Várzea. 

O local onde hoje está situada a Cidade Universitária era o início das terras do engenho, em 1907 a rua que ligava o oitão da Matriz da Várzea ao Engenho do Meio recebeu a denominação de Avenida Inácio Barros Barreto, em homenagem ao proprietário do engenho. 

O Engenho do Meio passou a pertencer a Ignacio de Barros Barreto, que montou uma usina de açúcar no local , o Sr. Ignacio faleceu em 1931, em 1933 pertencia a João Carneiro da Cunha.

Chamava - se Sítio Bebedouro o local onde foi colocada a pedra fundamental das novas instalações do  Asilo e Colônia Penal Feminina Bom Pastor , no ano de 1943 . O Abrigo Bom Pastor já existia no Benfica desde 1924 .

Em 1948 foi constituída pelo Presidente da República a Fundação Casa Popular, com o intuito de construir moradias para os mais necessitados, as primeiras entregas em Pernambuco foram em Olinda e no Engenho do Meio, no Recife. Neste ano foi decidido a construção da Cidade Universitária no Engenho do Meio, desbancando outras possibilidades: Ibura, Joana Bezerra e Madalena/Torre. 

Em 1949 a Empresa São Sebastião atendia a vila do Engenho do Meio com 3 ônibus, o itinerário pertencia a Autoviária, mas o prefeito concedeu alguns trechos a outras empresas menores. 

Em 1950 foi instalada a luz elétrica na vila , começou a ser construída a Cidade Universitária. A Auto Viação Boa Vista operava a linha do bairro. 

Em 1951 foi inaugurada a nova estrada asfaltada ligando a Avenida Caxangá a Vila Agamenom Magalhães no Engenho do Meio , passando pelo Abrigo Bom Pastor .  

Vila Popular do Engenho do Meio

Em 1952 foram entregues as primeiras casas.

Em 1953 , mesmo com a posteação instalada ainda não havia luz elétrica na povoação. Duas empresas de ônibus atendiam a localidade : a Conceição e a Imaculada, ambas do mesmo dono, além dessas havia outra denominada Auto Viação Pereira, de apenas um veículo, dirigido pelo seu próprio dono e em condições precárias de circulação. De tanto a população reclamar foi aberta livre concorrência e mais duas empresas passaram a atender o subúrbio : Irmãos Arruda e Pereira Lima. Ainda aparece uma tal de Auto Viação Espiuca fazendo a linha do bairro. 

Em 1954 a Cidade Universitária ainda estava em construção. 

Em 1958 a linha Engenho do Meio era feita pela Empresa Rosa Maria.  

Em 1962 foi construída a grande praça do bairro. 

Em 1963 a CTU já operava no bairro.  

Em 1964 começou a funcionar Cidade Universitária, nos limites do bairro do Engenho do Meio.

A Empresa Nossa Senhora de Fátima era a responsável pelo transporte no bairro. 

O Elétrico do Engenho do Meio começou a operar em 1965 com 10 ônibus.

Em 1967 começou as obras do abrigo feminino. 

Em 1968 começou a ser construído o conjunto Engenho do Meio , na Rua Washigton Luiz. 
Em 1977 as Ruas Antônio Curado e Lindolfo Color foram pavimentadas. Outras obras foram feitas no bairro neste ano: alargamento e retificação da calha do Canal do Cavouco, alargamento da Avenida Abdias de Carvalho indo da Estrada dos Remédios até a Ceasa. 
Em 1978 foi construída a ponte ligando a Rua Manoel Estevão da Costa com a Rua Bom Pastor, permitindo o fácil acesso a Avenida Caxangá. Neste ano o tráfego do elétrico do Engenho do Meio foi suspenso por conta da derrubada da Ponte do Derby para construção de outra maior, com isso o trânsito foi desviado para as pontes da Capunga e da Torre, itinerário que não tinha rede aérea para os elétricos, a CTU teve que instalar uma nova rede ligando a Avenida Caxangá a Ponte da Torre. A  Avenida Professor Artur de Sá, ainda pertencente ao bairro Engenho do Meio foi pavimentada.
Em 1979 começou a construção da grande praça do Engenho do Meio, no lugar de uma antiga, conhecida como Praça da Vergonha pelo estado deplorável do lugar. 
Em 1986 as terras ocupadas pela Universidade Federal de Pernambuco, pertencentes ao Grupo Brennand, foram finalmente legalizadas. 
Com as chuvas começaram a surgir favelas no bairro, como a Asa Branca em 1987.
Em 1989 a Favela Roda de Fogo ganhou o status de comunidade, ao receber o título de posse da terra.
 
Pesquisa: jornais digitais do Recife


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