Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Parada de ônibus - dos postes aos abrigos modernos de hoje

Os novos pontos de parada da Região Metropolitana do Recife 

Antigamente no Recife os ônibus paravam nos postes identificados como pontos de ônibus; contavam com a sorte de alguns postes serem próximos a marquises das lojas para se livrarem da chuva e do sol. Em 1955 foram construídos uns poucos abrigos na área central do Recife, com cobertura metálica. 


Parada de ônibus em Recife

Em 1959 as empresas já exploravam o serviço de publicidade nas paradas de ônibus , como esse visto na imagem acima , registro de jornal da época.

 Em 1966 a prefeitura mandou instalar abrigos nos postes de ônibus.

anúncio em jornal da época sobre o novo modelo de parada de ônibus no Recife

Em 1969 o Detran começou a instalação de paradas numeradas , facilitando a vida de usuários de ônibus , que agora tinham uma referência melhor onde apanhar ou saltar do transporte . 

parada de ônibus dos opcionais da URB

Nos anos 70 começou a funcionar no Recife os estacionamentos periféricos ( ver matéria ), que utilizavam este tipo de parada na imagem acima, para atendimento aos ônibus da URB.

Modelo implantado no início dos anos 80

O modelo de parada existente hoje na maioria das avenidas e ruas por onde os ônibus transitam , foi idealizado em 1981 , sendo implantado primeiramente na Avenida Dantas Barreto em caráter de teste.

A Avenida Dantas Barreto foi a primeira artéria do grande Recife a ter abrigo de ônibus , no ano de 1981 foi inaugurado em frente ao prédio do INPS , no terminal da linha Camaragibe ( Alberto Maia ) , o protótipo das novas paradas , com cor da área , número da linha , nome e itinerário . Em seguida , sessenta equipamentos desse tipo foram instalados pela EMTU junto com a URB , os primeiros de um total de 400 que ganhariam as principais vias do Centro e os principais corredores urbanos de transporte coletivo . 

Fora do Recife , a Estrada da Batalha , quando da sua inauguração em 1982 , foi contemplada com 18 abrigos , proporcionando melhor conforto e segurança aos usuários de ônibus . 

Outras ruas do Centro ganharam abrigos em 1982 , sendo : 50 na Rua Martins de Barros ; 30 no Cais do Apolo ; 5 no Cais da Alfândega ; 15 na Avenida Guararapes e 15 na Rua Siqueira Campos . 

Em 1985 a Região Metropolitana do Recife já possuía 1.500 abrigos instalados pela EMTU.

Em 1986 o governo do estado lançou um edital para aquisição e recuperação de 200 a 325 abrigos padrão destinados as paradas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. 

Um dos modelos de parada de ônibus que vem sendo implantado pela Kallas

Nos últimos meses vem sendo implantados os novos pontos de parada para ônibus no Recife e região, por meio de parceria com a iniciativa privada, que passou a administrar 3.650 pontos de ônibus após licitação vencida pela empresa Kallas Mídia OOH.

Pesquisa: jornais da época

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...