A Viação Cometa já teve como presidente o conhecido João Havelange, que foi da CBD- Confederação Brasileira de Desportos
1960
Criou um departamento de cultura e turismo.
Encomendou 200 unidades do novo interurbano da Mercedes-Benz, o OM-321. Recebeu da Mercedes-Benz assim como no lançamento do modelo B-58, o monobloco número 2.000 fabricado pela montadora.
Os belos ônibus da Viação Cometa |
Iniciou nas linhas Rio de Janeiro/Belo Horizonte/Brasília e São Paulo/Belo Horizonte.
1961
Iniciou na linha São Paulo/Curitiba em concorrência com a Penha.
1963
Uma tragédia marcou o ano da Cometa, uma colisão frontal com um caminhão carregado de arroz matou 31 pessoas em São José do Rio Preto.
1964
Líder do transporte rodoviário de Passageiros na América do Sul, possuindo uma frota de 850 ônibus dos seguintes modelos: GM 51/52, Twin Coach, GM Coach, MB O-321 HL e Scania Vabis B-75, B-76.
1966
A Viação Cometa foi a primeira empresa de transporte rodoviário nacional a implantar um sistema computadorizado para controle de reposição de peças e rentabilidade das linhas, entre outros serviços. Com uma frota de 1.118 ônibus operando em quatro estados: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo através de 34 linhas com um efetivo de 6.000 funcionários. Sua frota de Scania-Vabis chegou a 145 unidades neste ano. Além de linhas interestaduais operava linhas urbanas em duas cidades do interior de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.
1967
Em janeiro, uma enxurrada na Serra das Araras na Rio - São Paulo arrastou três ônibus e provocou várias mortes, entre eles um da Cometa que se chocou com um da Expresso Brasileiro com a força das águas.
Uma nova tragédia na estrada com um ônibus da Cometa matou 14 pessoas, quando um veículo que seguia do Rio para Belo Horizonte precipitou-se no Viaduto das Almas, caindo de uma altura de 80 metros, veja o registro abaixo
Como ficou o ônibus da Cometa |
1968
Adquiriu uma frota completa de monoblocos Flecha Azul para operar na linha Curitiba/São Paulo.
1969
Novamente no Viaduto das Almas, outro ônibus da Cometa despencou, matando 30 pessoas.
Eleita a maior empresa de transportes coletivos da América do Sul. A Cometa foi pioneira em muitas áreas :
a primeira a criar horários contínuos;
a primeira a refrigerar seus carros;
a utilizar o sistema Pullman ( ônibus com menor capacidade mas com mais conforto );
a colocar em circulação os Flecha de Prata;
em implantar um laboratório de exame psicotécnico, ainda nos anos 50 e que se tornou referência em colocar no mercado bons motoristas de ônibus.
Possuía neste ano 18 oficinas de manutenção e suprimento às garagens, as maiores do país.
Frota nesse ano: 912 veículos, 3.414 empregados.
Rede de linhas da Cometa |
Pesquisa : Jornal do Brasil ( RJ ), Correio da Manhã (RJ), O Jornal ( RJ )
Comentários