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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Mobilidade nos bairros : Campo Grande

 Em 1876 trafegava pela Estrada de Belém os trens dos trilhos urbanos de Olinda, duas estações contemplavam o arrabalde: Belém e Hipódromo do Campo Grande. 

Provável lugar da Estação Campo Grande, clique na imagem

Campo Grande foi um dos primeiros subúrbios a possuir linha regular de ônibus, em 1943, por iniciativa da Auto Viação Santo Antônio.

Em 1947 os jornais denunciavam o mal estado dos ônibus de Campo Grande, operados pelas empresas Santo Antônio e Imaculada, sujos, duros, sem molas, sem freios. Figuras ilustres da sociedade pernambucana utilizavam da linha, a exemplo de Silvino Lopes e o poeta Ascenso Ferreira. 

A Auto Viação Santo Antônio inaugurou o itinerário Campo Grande ( Rua Nova ), deixando de atender ao Recife Velho, pois antes seu terminal era na Rio Branco, gerando protestos dos usuários, confira o novo itinerário da linha : 

Circular de Campo Grande, Estrada de Belém, Avenida João de Barros, Avenida Visconde de Suassuna, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, Rua Aurora, Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Rua Nova, Avenida Dantas Barreto ( terminal ). Avenida 10 de Novenbro ( Guararapes ). 

ônibus da linha Campo Grande

Em 1949 a Linhas Unidas já operava no bairro, fruto da união da Auto Viação Santo Antônio com a Imaculada ( ver matéria ).

Em 1950 a linha de Campo Grande era atendida por lotações, ônibus e micro-ônibus de diversas carrocerias, inclusive Ford e Metropolitana.

Em 1959 a Empresa Petrópolis operava no bairro até a chegada da CTU, que em 1960 trouxe os elétricos para a linha de Campo Grande via Espinheiro e via João de Barros/Visconde de Suassuna, num total de 12 veículos. 

Em 1962 mesmo com a CTU assumindo as linhas do bairro, algumas lotações conseguiram concessão para rodar na linha. 

Em 1963 a CTU retirou os carros da linha Campo Grande via Suassuna para a linha de Peixinhos, ficando o bairro com apenas um itinerário, via Espinheiro.

Em 1975 a CTU acrescentou seis ônibus opcionais carroceria Caio Norte na linha de Campo Grande.

Em 1980 com o zoneamento de linhas da EMTU, o bairro de Campo Grande passou a ser servido pelo Consórcio Amapá/ Machado.

 Mercado imobiliário

Nos últimos anos o bairro tem crescido verticalmente, com  aquisição de terrenos sem uso e casas antigas. O último lançamento em Campo Grande fica no terreno da antiga Associação Atlética do Bandepe, está sendo construído um empreendimento de grande porte no setor imobiliário: o Belém Boulevard, com duas torres, da ACLF Empreendimentos que chega ao Recife depois de vários empreendimentos de sucesso em Paulista, na RMR Norte.

Terreno da antiga Associação Atlética do Bandepe

Perspectiva de como ficará o Belém Boulevard

Atualidade

O bairro hoje é atendido por diversas linhas e empresas de ônibus, que trafegam principalmente pela sua principal via, a Estrada de Belém. 

Linhas que atendem ao bairro : 

812 Sítio Novo ( Av. Norte )

821 Jardim Brasil I ( Estrada de Belém )

823 Jardim Brasil II ( Estrada de Belém )

825 Jardim Brasil / Joana Bezerra

827 Jardim Brasil ( Bacurau )

846 Águas Compridas ( Bacurau )

860 TI  Xambá ( Príncipe )

2920 TI Rio Doce / CDU

2930 TI Rio Doce / Dois Irmãos

Em amarelo os limites do bairro, em vermelho as ruas do bairro por onde circulam linhas de ônibus

 Além destas o bairro é atendido por linha de transporte complementar: 110 Campo Grande / Afogados e 112 Casa Amarela / Bomba do Hemetério / Shopping Tacaruna

 Pesquisa : Diário de Pernambuco 

 



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