Scania - o pioneirismo da fabricante sueca no mercado de ônibus brasileiro

A Scania importou da Suécia para o Brasil os ônibus L- 65, num total de quatro unidades em CKD no ano de 1952; foram montados na Vemag, daí começou a popularizar seus ônibus em território brasileiro. 

Em 1953 os Scania - Vabis começaram a ser introduzidos com maior massividade em nosso país.

Em 1960 foi apresentado o primeiro ônibus para o mercado brasileiro, o B-75.

Em 1962 com a inauguração da fábrica no Brasil, o ônibus da fabricante ganhou força entre as empresas rodoviárias do país. 

Chassi Scania modelo K-112

Em 1967 a Auto Viação Progresso adquiriu 20 ônibus Scania Vabis para rodar na linha Recife/Rio/São Paulo.

anúncio dos ônibus leito da Progresso
 

Em 1971 a Marcosa aqui de Recife passou a ser representante dos ônibus Scania para todo o Nordeste. 


Scania Vabis da Penha em 1975

Em 1972 lançou o BR-115, encarroçado na Caio, Ciferal, Marcopolo e Nielson, com suspensão a ar e motor traseiro. 

Em 1975 um ônibus Scania diferenciado chamava a atenção por onde passava, era um que transportava carros de corrida pelos circuitos de prova brasileiros, com várias modificações em seu espaço interno, chegava a transportar quatro carros de corrida dentro de sua carroceria. 

O ônibus que transportava carrios de corrida.

Em 1977 a Scania apresentou em Brasília o Haragano, ônibus com mais conforto para os passageiros, com 12 metros de comprimento. 

Neste ano a Viação Cometa era a maior empresa em todo o mundo a operar exclusivamente com ônibus Scania.

Em 1978 a Viação Leblon do Rio de Janeiro, adquiriu os primeiros ônibus Scania para rodar em linhas urbanas no Brasil depois de sumirem  na década de 60, montados com carroceria Marcopolo San Remo, chassi BR - 116. 

Neste ano começou a comercialização do articulado B - 111 RS. A capital Goiânia em parceria com a Transurb e EBTU adquiriu os primeiros articulados da Scania, com motor dianteiro.

Anos 80 >> continua


Comentários